GRUPOS, COMPANHIAS E COLETIVOS – Fortaleza

NOME DO GRUPO, COMPANHIA OU COLETIVO EMAIL SITE PERFIL DO GRUPO, COMPANHIA OU COLETIVO
#Corpóreos Grupo de Dança corporeosgrupodedanca@gmail.com http://corporeosgrupodedanca.blogspot.com.br/ O #Corpóreos é um grupo de dança formado por alunos da 2ª turma dos cursos de Dança (Licenciatura e Bacharelado) da Universidade Federal do Ceará e tem como objetivo a pesquisa e estudo de movimentos visando processo coreográfico, com intenções de compartilhamento desses processos.
Arraiá da Missão IAJM – Cristo Redentor lucivaldo_vasconcelos@hotmail.com Youtube – José Lucivaldo Em 19/11/2006 iniciou na comunidade de João XXIII o primeiro grupo da IAM (Infância de Adolescência Missionária) onde foi criada a partir de um grupo de perseverança que existia na comunidade. Dia 28 de Outubro de 2009 foi incorporado a Juventude Missionária da Comunidade João XXIII da Paróquia Cristo Redentor, pois as crianças foram crescendo e ficando jovens, assim ficou IAJM -CRISTO REDENTOR, que junto foi criada a quadrilha ARRAIA DA MISSÃO faz parte. (ARRAIA DA MISSÃO IAJM – CRISTO REDENTOR)
Balé Folclórico Arte Popular de Fortaleza balepopulardefortaleza@hotmail.com O Balé Folclórico Arte Popular de Fortaleza – BFAPF – é uma associação cultural sem fins lucrativos, fundada em junho/1993 pela bailarina e coreógrafa Sandra Veloso, com o objetivo de pesquisar e divulgar manifestações populares através da dança e música, principalmente do Brasil e do nordeste e, em especial do Ceará. Ao longo de 22 anos de atividades, este Grupo tem se destacado em suas atuações no nosso Estado, bem como em outros Estados do Brasil e também no Exterior, onde já esteve em 1998, 1999 (parcialmente apoiado pelo Governo do Estado e Prefeitura de Fortaleza), 2003 e 2004 (apoiado integralmente pela Caixa Econômica Federal e ONG Cidadania e Moradia).
Boi Juventude boijuventudece@gmail.com boijuventude O grupo Boi Juventude foi criado em 2001 para o resgate da cultura popular de bumba meu boi e retirada de criança e adolescente do risco social e manter a cultura viva.
Centro de Dança ArtBrasil landimlima27@gmail.com https://www.facebook.com/CentroDeDancaArtbrasil Trabalhamos o forró como ferramenta de inclusão social, iniciantes, medianos ou avançados num circuito onde todos dançam com todos, trocando experiências, ideias do forro pé de serra, tradicional, xote, xaxado, baião, arrasta pé e forró eletrônico.
Cia. de Dança Estrelas da Rua estrelasdarua@gmail.com www.facebook.com/ciadedancaestrelasdarua A Cia. De Dança Estrelas da Rua existe desde 1998 e atua na formação profissional desses jovens capacitando-os como dançarinos/as, produtores, ensaiadores e coreógrafos, na produção de espetáculos e na participação de festivais, bienais e outros eventos ligados a dança popular tradicional. A Cia. De Dança Estrelas da Rua já participou de grandes eventos ligados à dança popular tradicional: 08 turnês na cidade de Málaga – Espanha patrocinada pelo Governo Espanhol, Endance, Bienal de Dança do Ceará, Folgança, Fendafor, Passo de Arte e por último o Festival Internacional de Folclore do Ceará e Festival Internacional do Açores – Portugal.
Cia. de Dança Phisis almeidavaleria21@gmail.com https://www.facebook.com/groups/333358250188452/?fref=ts Este grupo é um projeto independente na periferia de Fortaleza, é constituído por crianças e adolescentes entre 6 a 15 anos de idade, as aulas são gratuitas e meu trabalho como professora e diretora é inteiramente voluntário, o objetivo é levar para essas crianças e adolescentes de baixa renda a oportunidade de poder cursar uma atividade tão enriquecedora para corpo e mente, totalmente gratuito, pois muito embora a maioria dos integrantes desse grupo não conseguiriam ter acesso a academias de danças particulares.
Cia. dos Pés Grandes heberstalin@gmail.com A Cia. dos Pés Grandes é uma cia. de dança formada exclusivamente por rapazes que usa a linguagem do sapateado como propulsora de trabalhos estéticos tendo a dança contemporânea como aliada. Em seus processos de trabalho existe tentativa de, através do amálgama das técnicas alternativas de dança contemporânea e do sapateado, produzir sentidos enquanto produz movimento. Em seu repertório trabalhos como “Dois Devaneios”, “Disritmia”e “Das coisas que fazemos JUNTOS”. Em seus processos recebeu colaborações de artistas como: Ricardo Marinelli (PA) , Marcos Moraes (SP), Kimberley Cooper ( Canadá), Valéria Pinheiro (CE), Roxanne Buterfly (Barcelona) dentre outros.
Cia. Ponto tatianavalentearte@gmail.com https://www.facebook.com/tatiana.v.amaral A companhia Ponto é um grupo composto somente por mulheres, na faixa etária entre 18 e 31 anos, universitárias e artistas. Construímos nossos trabalhos de forma colaborativa, dividindo funções que buscam potencializar o nosso fazer teatral. Desde 2007 trilhamos um caminho artístico que versa sobre o Feminino e a Arte. Assim, por que não dizer, construindo uma arte ativista (ARTIVISMO) num processo contínuo em busca de uma prática efetiva em vez de somente mais uma atividade artística.
Cia. Ritmo Soul’to charada_popping@hotmail.com Youtube: Ritmo Soul’to Originalmente, como um grupo, Ritmo Soul’to teve como objetivo unir os principais dançarinos de Fortaleza ou regiões metropolitanas. O Grupo está seus cinco anos de estrada tendo em sua formação os dançarinos que iniciaram o projeto: John, Fernando, Coreano e Lucian Charada, incluindo o dançarino e designer gráfico de Joinville, Elton Pedroso. Começou com a proposta de juntar quem eram de outros grupos, mas tinham uma afinidade . Em primeira instância foi pensado em grandes talentos da periferia, lideres e frentes do movimento das Danças Urbanas suburbanas, mas sempre levando em conta a técnica do dançarino, para um melhor desempenho profissional, como era o objetivo da cia.
Cia. Vata – Cia. de Brincantes Valeria Pinheiro valtaper@oi.com.br www.teatrodasmarias.com www.vimeo.com/ciavata Busca um corpo amalgamado de folia, tradição e contemporaneidade, tendo seus impulsos nas danças e ritmos do universo tradicional nordestino e âncora fincada nos sapateiros, cordel e dança contemporânea.
Coletivo Branquelas Produções branquelasproducoes@gmail.com https://www.facebook.com/branquelasproducoes https://instagram.com/branquelasproducoes/ https://www.youtube.com/channel/UCCDZdgsgtWzj1EVnC8zKfTw O Coletivo Branquelas Produções trabalha com Kizomba desenvolvendo práticas na rua, festas privadas e uma grife de moda pensada para os amantes dessa dança! Uma vez ao mês ocupamos algum espaço público da nossa cidade para dançar kizomba!
Companhia da Arte Andanças samiabitt@yahoo.com.br http://ciadaarteandancas.wordpress.com/ https://www.facebook.com/messages/ciadaarte.andancas A Companhia da Arte Andanças trilhou os mesmos passos de quase todos os grupos independentes do Ceará e do Brasil, na busca por alguma viabilidade de seu trabalho: iniciou em 1991 na sala de uma academia; a partir daí, investiu na sua pesquisa de linguagem, realizando um trabalho próprio e cada vez mais independente; Ao longo desse processo, duas constantes: o interesse por diferentes corporeidades e a necessidade de criar continuamente formas de sustentabilidade, ou seja, condições de possibilidade que permitissem a própria existência.
Companhia de Dança da UFC marcosacampos77@yahoo.com.br A Companhia de Dança da UFC surge da demanda inicial de alunos do Instituto de Educação Física e Esportes, que se mostraram interessados em montar um grupo artístico, com fins performáticos, para desenvolver coreografias em diversos estilos, destacando a dança contemporânea e o jazz. Atualmente, a Companhia preenche um espaço necessário, frente ao fato de que a dança contemporânea domina a cena da dança na cidade e no país, dialogando e bebendo de diversas fontes. Sendo formada por alunos de diversas afinidades, acreditamos que a soma das capacidades artísticas e influências de linguagens afins podem produzir excelentes produtos coreográficos.
Experimentus CIA de Dança paulinexcel@hotmail.com https://www.facebook.com/ciaexperimentus https://www.youtube.com/user/tromboflebite?spfreload=10 http://www.experimentusciadedanca.blogspot.com.br/ Experimentar e inovar. São esses os verbos que guiam a companhia de dança Experimentus. O grupo cearense dirigido pelo coreógrafo Paulo Lima carrega – desde o surgimento, há 10 anos – a missão de ser cosmopolita. Considerada pela crítica especializada uma das mais promissoras Cias. da nova geração dentro dos Festivais mais conhecidos e de maior credibilidade no Brasil e exterior, (Portugal, França, Lituânia, Colômbia, USA e Palestina) a Experimentus Cia. de Dança vem desenvolvendo uma linguagem singular confirmando sua presença ativa no cenário da dança, sendo referência no estado do Ceará e nos grandes palcos.
Grupo de Dança Tablado groumartins@yahoo.com.br grupo de dança tablado (fanpage) O Grupo de Dança Tablado além dos ensaios semanais, também possui um grupo de alunos com aulas regulares e propõe disseminar a importância de levar a alegria para o corpo, através da dança. Nossas aulas, além dos benefícios físicos, trabalhar a postura, fazer um bom trabalho de pernas, braços e costas, também trabalhamos a auto estima, o poder de decisão e do bem viver.
Grupo de Pesquisa Poéticas do Corpo grupopoeticasdocorpo@gmail.com https://www.facebook.com/pages/Po%C3%A9ticas-do-Corpo/158106967612360?fref=ts https://www.facebook.com/groups/159255274136463/?fref=ts http://grupopoeticasdocorpo.blogspot.com.br O grupo Poética do Corpo (IFCE/CNPq), fundado em 2003 pela professora Drª Mônica Braga Marçal e o professor Dr José Mendes Fonteles Filho, estuda as múltiplas linguagens da construção do corpo cênico e sua dramaturgia em cena, e utiliza como base teórica os estudos recentes em neurociências, em particular os estudos em neurofisiologia e neurobiologia. Em seus trabalhos práticos e teóricos dialoga também com a fenomenologia, principalmente a fenomenologia da percepção de Maurice Merleau-Ponty. Tem como linhas de pesquisa: Artes, Ciências e Tecnologias, O Corpo Cênico no Teatro, Dança, Circo, Performance. Atualmente, discorre também sobre outros temas, como a tecnologia e a sociedade midiática.
Grupo de Tradições Folclóricas Raízes Nordestinas gruporaizesnordestinas@gmail.com http://zip.net/btrNXR https://www.facebook.com/gruporaizesnordestinas?fref=ts http://gtfraizesnordestinasce.blogspot.com.br http://youtu.be/aT0Tezjz-Vo http://youtu.be/R-WLt20jj1c http://youtu.be/PdEzHiX8zuE http://youtu.be/adm4wVpUnWc http://youtu.be/kGcDtlMQwTo http://youtu.be/cdMVAZPcurc http://youtu.be/1bQxnbjls2k Sediado em Fortaleza-Ceará, o Grupo de Tradições Folclóricas Raízes Nordestinas, foi fundado no dia 18 de agosto de 1996 é um grupo de pesquisa e produção cultural sem fins lucrativos, que tem como objetivo principal congregar jovens de ambos os sexos, dispostos a honrar e pugnar pela cultura nordestina e em especial a do Ceará. O Grupo de Tradições Folclóricas Raízes Nordestinas, inspira-se nos grupos de cultura nativa, projetando para a linguagem cênica, as várias manifestações pesquisadas, coletadas e catalogadas pelo grupo, o que tem lhe permitido a realização de vários espetáculos diferentes, sempre intercaladas por músicas do cancioneiro popular.
Grupo N ∞ infinitotons@yahoo.com.br artenaturez.wordpress.com O Grupo N∞ é formado pelos artistas bailarinos Carlos Antônio dos Santos, Ricardo Freire, Felipe Gadelha e pela arte educadora ambiental Mônica Rêgo Maciel. O que nos cativa e estimula é a possibilidade infinita da pesquisa, do exercício e da construção da ação cênica. Entendemos que o ato de criar e recriar nos une e fortalece a vida e é assim que desejamos compartilhar dos instantes preciosos do estar e do transformar esse viver. Estamos continuamente a investigar, discutir e realizar as nossas propostas e temos o desejo de continuar a fazê-los. Nos motivamos pelo trabalho que realizamos e temos na surpresa do encontro e da convivência.
Grupo Panelinha de Teatro grupopanelinhadeteatro@hotmail.com https://www.facebook.com/grupopanelinhadeteatro O Grupo Panelinha surgiu do encontro entre atores interessados no exercício e na pesquisa prática da encenação e da interpretação. O que se pratica dentro da panelinha toma como base a desteatralização e a desconstrução dos conceitos padronizados do fazer teatral. Propõe-se que a essa panelinha os integrantes tragam referências pessoais, sejam elas cinematográficas, musicais ou estéticas e é com o ferver desses ingredientes que vai-se chegando à obras em forma de happenings, peças de teatro, dança, esquetes ou performances. O grupo é formado por Dyego Stefann, Gutto Moreira, Paulo Soares e Wladia Torres.
inDuo Companhia de Dança saulovdp@gmail.com youtube- Induo Cia de Dança A inDuo cia de dança surgiu do interesse do diretor Saulo Dias no estudo de pesquisa e experiências dança a dois, enfatizando o zouk lambada. Grupo estuda o ritmo e dança Zouk Lambada, genuinamente brasileiro, e todos os lugares que a mesma alcança: historicidade, técnica, estilos, fundamentos, formas e movimentações. Com trabalhos voltados a preparação física dos bailarinos, alongamento e flexibilidade, a cia realiza apresentações e mostras coreográficas; resultado dos estudos realizados na sala de ensaio. Realiza também, eventos voltados para a divulgação do zouk, como aulas, workshops, simpósios conquistando um público fiel que acompanham todos trabalhos realizados pela companhia.
Laboral Crew laboralcrew@gmail.com https://www.facebook.com/laboralcrew Laboral Crew é um grupo que trabalha com as vertentes das Danças Urbanas. Sua formação se deu a partir da junção de um b.boy com as duplas H2 Brothers e Duo Replay, e o trio Bom d’Dança que já tinham seus trabalhos artísticos, em meio aos eventos e festivais muitas vezes eles não alcançavam suas metas, embora a amizade entre as equipes já existia. A ideia de junção das equipes, surgiu no final do ano de 2013 pois assim nos tornaríamos mais fortes. Assim iniciamos nossas atividades no inicio do ano de 2014. Atualmente o grupo está em busca de novas experiências, eventos, festivais, projetos sociais e espetáculo, para que possamos ganhar nome em nossa cidade.
Ministério de Dança Sião jander_hunter@hotmail.com Site: http://www.iebs.com.br/Portal/ A Cia de Dança Sião é uma companhia criada como agente artístico na linguagem em/de dança dentro da Igreja Evangélica na qual sou membro. A cia em si já possui cerca de 18 anos de existência, mas somente há 8 anos, temos tentado profissionalizar os bailarinos. Com o passar dos anos, eu como diretor do grupo, tenho procurado técnicas diferentes para que possa alimentar o grupo quanto a técnicas e pesquisas corporais, até que possamos abrir nosso próprio CNPJ e possamos nos tornar realmente uma companhia. Atualmente temos vínculo com a igreja, e também o mesmo CNPJ, porém futuramente abriremos nosso próprio espaço destinado a experimentações para membros e não membros da igreja.
No barraco da Constância tem! barracodaconstancia@gmail.com https://www.facebook.com/barracodaconstancia No Barraco da Constância tem! é um coletivo que, desde o ano da sua criação, em 2012, vem se estabelecendo enquanto propositor artístico na cidade de Fortaleza. O grupo é oriundo da junção de pessoas com formações diversas, principalmente nas áreas de Dança e Teatro, mas que também desenvolvem investigações a partir de outras linguagens, como Audiovisual, Circo, Fotografia, Literatura, Música e Performance. Esse encontro de artistas, junto aos seus desejos e vontades, é movido por uma crença conjunta de que só é possível a criação e o convívio em coletivo por se acreditar na soberania do amor. Amor como estado permanente de modificação, de violência e de guerra.
Omì Cia. de Dança vicks_andrade@hotmail.com http://omiciadedanca.wix.com/dance Fundada em agosto de 2008 a OMÍ Cia de Dança iniciou seu trabalho a partir de uma pesquisa sobre ancestralidade, na qual rituais-sociais, danças folclóricas populares e danças a dois, de um modo geral, serviram como alicerce. Criou-se a partir dali uma linguagem contemporânea em constante dialogo com música, capoeira, canto, poesia, etc. O estudo técnico das danças de salão e os elementos propioceptivos, mediados por princípios da circularidade e por outras noções da cosmovisão africana, resultam em um método de dança investigativo chamado de método Omí, utilizado na cia em construções pedagógicas, práticas de improvisação, experimentos para composições cênicas entre outros.
Oré Anacã – Grupo de Dança Popular da UFC marcosacampos77@yahoo.com.br https://www.facebook.com/ore.anaca “Oré Anacã”, nome cunhado a partir da língua tupi, significa “Nossa Dança”, tendo na sua origem etimológica a essência do trabalho, ou seja, apresentar produtos artísticos a partir da nossa forma de dançar a cultura popular. Composto por cerca de 40 dançarinos, prioritariamente alunos dos diversos cursos da UFC, o Oré Anacã busca homenagear a cultura dançante do povo, sabendo que sua produção é apenas um recorte artístico que está muito aquém da enormidade dos folguedos tradicionais existentes. A partir da nossa dança, encontramos um meio de sermos brincantes nos palcos da vida, caminhando e dialogando também com os brincantes dos terreiros, ladeiras, salões e ruas do Brasil.
Pastoril Lembranças da Tia Guiomar malicetvieira@gmail.com O grupo de Pastoril Lembranças da Tia Guiomar, é destinado a fomentar a valorização do patrimônio cultural cearense. Há duas décadas vem realizando apresentações na comunidade de Lagoa Redonda em outros bairros de Fortaleza e região Metropolitana. O grupo faz suas apresentações narrando a passagem do Natal ao dia de Dia de Reis, dando vida aos personagens e vivenciando a história, dividindo o reino das pastoras em dois cordões (encarnado e azul), onde a pastora Diana faz a abertura cantando sua canção e apresentando os cordões. Destacando-se pelo envolvimento de crianças, adolescentes e jovens nas apresentações natalinas.
Reisado Nossa Senhora da Saúde katiajuliana@sesc-ce.com.br You tube: Reisado O casal Marcos Antônio de Sousa e Maria do Socorro de Sousa tem um trabalha a mais de trinta anos na comunidade da Varjota. Alguns estudados da Faculdade Federal do Ceará (UFC) foram até a comunidade da Varjota atrás de pessoas que tinham um trabalho social na comunidade e os moradores indicaram Sr. Marcos e D. Socorro, ao chegar à casa dos mesmos, os estudantes viram que realmente tinha um trabalho sério e bem organizado feito por eles dois na comunidade.
Reisado Nossa Senhora de Fátima crislianocandido@hotmail.com O reisado Nossa Senhora de Fátima vem a mais de 5 anos ajudando com o crescimento da nossa cultura e da nossa com idade.
Royal Style rafael-sousa20@hotmail.com A mistura de elementos do Hip Hop.
Ruda Companhia de Dança companhiaruda@gmail.com Dissolução entre as técnicas de danças urbanas e dança moderna num pensamento contemporâneo.
Sennomi Dance Group jamaira.oliveira@hotmail.com Trabalhamos com covers de cantores de pop americano e cover de bandas pop coreano para fins de eventos de animes entre outros, reconhecimento pelo nosso trabalho afim de melhorar nossa apresentações e fundamentos, levando nosso estilo de dança a ser reconhecido.
Staccato | Paulo Caldas paulocaldasmail@gmail.com www.staccato.com.br O percurso artístico da Staccato iniciou-se em 1993. Ao longo dos anos, sua produção foi apresentada em diversos países e estados no Brasil, merecendo prêmios e distinções nacionais e internacionais. Sob a direção de Paulo Caldas, a companhia configurou-se como um núcleo estável de pesquisa e criação. Seu repertório, singularizado por uma aproximação com a linguagem cinematográfica — em obras cênicas, instalativas e videodanças —, vem marcando a dança carioca desde os anos 1990. Atualmente, a companhia se encontra em transição para o Ceará.
Studio de Dança Devir vanesca.martins@hotmail.com Facebook.com/ studiodevir Nosso studio de dança tem como objetivo principal, ensinar crianças, jovens e adultos os mais diferenciados estilos de dança… E temos um grupo de garotas, que participam de festivais e apresentações na nossa cidade.
Studio de Dança Katiana Pena katiana.bailarina20@gmail.com https://www.facebook.com/companhiade.dkatianapena?fref=ts Instagram- @studiodedancakp O Studio de Dança Katiana Pena trata-se de um projeto voltado para a formação em dança que tem à frente a bailarina e coreógrafa Katiana Pena. O projeto parte do Studio de Dança Katiana Pena, grupo este situado na cidade de Fortaleza e que atua na cidade há cinco anos, buscando ressaltar a relevância da cultura no contexto do grande Bom Jardim, área de cinco bairros da periferia de Fortaleza, usando a dança como linguagem artística e mecanismo de transformação social. A maioria da população do Grande Bom Jardim, conforme IBGE 2010 é composta por jovens e adolescentes. No contexto dessa área, que é constituída por cinco bairros, esses jovens e adolescentes estão sujeitos à vulnerabilidade.
Txai Cia. de Danças Populares lairton@ciadedancatxai.com.br www.ciadedancatxai.com.br , txaiciadedanca@hotmail.com, @txaiciadedanca A Cia de Danças Populares Txai de fortaleza/CE, fundada em 11 de Setembro de 1999 vem se tornando referência em festivais de folclore nacionais e internacionais, como divulgadora das manifestações populares. Atuando em pesquisa, produção cultural e prática coreográfica junto à cultura popular tradicional. Entendemos que as manifestações de um povo é a sua essência em forma de ação, no pensar, no agir e no sentir, transbordando seus mais verdadeiros sentimentos. E é através das pesquisas dessas verdadeiras e autênticas manifestações, que a Cia Txai de Danças Populares elabora suas coreografias, fazendo uma leitura própria das diversas formas de tradições populares, com muita responsabilidade.

Comments are closed.

  • Subscrever newsletter