GRUPOS, COMPANHIAS E COLETIVOS – Recife

NOME DO GRUPO, COMPANHIA OU COLETIVO EMAIL SITE PERFIL DO GRUPO, COMPANHIA OU COLETIVO
Acupe Grupo de Dança acupegrupodedanca@gmail.com www.acupegrupodedanca.com.br O Acupe Grupo de Dança teve origem da necessidade de trabalhar a Arte e a educação/formação da dança, como proposta ao diálogo crítico e transformador através da arte. Em seus projetos procura desenvolver ações artísticas e formativas em dança, onde propõe estabelecer a fruição da arte através da dança. A equipe foi criada em 2007, pelo diretor do grupo Paulo Henrique Ferreira, desenvolvendo e participando com espetáculos, cursos de dança e organização de grandes eventos de Pernambuco e em alguns estados brasileiros. Realizador do Seminário Nacional de Dança e Educação de Pernambuco.
Aquarius Cia de Dança keirol86@hotmail.com https://www.facebook.com/aquariuspe?ref=br_rs Grupo de dança étnica contemporânea focado em pesquisas no âmbito do tribal fusion e diversas danças brasileiras.
Artes Boa Nova (Dança Sacra) artesboanova@gmail.com http://www.youtube.com/channel/ucvwdogeq-1xfktp5bq0j-2g Nós do Ministério de Artes Boa Nova, temos o objetivo de espalhar a BOA NOTÍCIA do amor de Deus ao mundo através da dança e do teatro cristão. Em cada movimento inspirado pelo Espírito Santo, olhares e sorrisos, buscamos transmitir o amor de Deus. Além disso, transformamos em arte temas polêmicos (aos jovens, em especial) como é o caso das drogas e, dessa forma, pregamos com o corpo o que acreditamos. Reunimo-nos no mínimo semanalmente e nossos locais de ação são diversos (de praças públicas a teatros, passando por Igrejas, festivais, eventos, presídios). E mais: por sermos nascidos em Recife, preservamos a cultura e nos deliciamos no FREVO todos os carnavais, inclusive levando-o ao Brasil.
Avatar juanlipeortega@hotmail.com Grupo de break, para apresentações e batalhas de breaking.
Bab Chanel darlly.vasconcelos_@hotmail.com https://www.facebook.com/darlly.ravanelly https://www.facebook.com/felipe.tenorio.75?fref=ts https://www.facebook.com/darlianne.vasconcelos?fref=ts Somos um trio de amigos que gostam de Dança, Arte, Cultura criado no ano passado para poder mostrar nossos trabalhos e ideias. Mais não temos ainda recursos e conhecimentos na área da dança tão alto, porém fazemos eventos como festa de amigos, performance em casa de amigo. O grupo é formado por Darlly, Felipe e Darlianne nós temos o conceito de mostrar para o público que está a nos assistir, poder, sensualidade, força e a magia da dramatologia. O Bad Chanel surgiu da moda que amamos e o Bad que quer dizer. Mas, nós pensamos em uma oportunidade onde nosso grupo poderá desenvolver nossas habilidades, aprender e adquirir conhecimento quando nós vimos a divulgação desse trabalho ficamos alegres.
Balé Afro Oxum Omim Neuá darkperolanegra@yahoo.com.br O Balé Afro Oxum Omim Neuá tem como objetivo valorizar a cultura afro-brasileira e popular. Através das danças e musicalidade afro e popular levando ao público um pouco da história, sua linguagem simples e acessível a todos públicos em geral e fortalecer cada vez mais a identidade afro-brasileira dentro das comunidades, escolas e no espaço familiar.
Balé Brasílica ph.queiroz@live.com.pt O Balé Brasílica nasce para consolidar o método de dança Brasílica criado por André Madureira através das pesquisas realizadas com o Balé Popular do Recife o retrato dançado do Brasil. (Pedro Pernambuco)
Balé de Cultura Negra do Recife bacnare.pe@bol.com.br Grupo formado com o objetivo de difundir a cultura folclórica do nordeste e africana tanto em nossos país como em festivais internacionais. O grupo hoje é reconhecido tanto em nosso estado como em festivais internacionais onde conquistamos 160 prêmios internacionais divulgando a cultura de nosso estado e a cultura afro brasileira. O grupo se caracteriza pela forte pesquisa em nossa cultura de raiz.
Balé Deveras mikaslv36@gmail.com Desde sua fundação o Balé Deveras tem como preocupação e objetivos, apresentar e divulgar suas pesquisas de forma lúdica, buscando garantir a autenticidade nas recriações. Em 35 anos de existência o mesmo já realizou turnês por diversos estados do Brasil e em outros países. Utilizando a Dança como instrumento de inclusão social, forma profissionais para o mercado da Dança Cênica (Popular), desenvolvendo um trabalho artístico na comunidade de Brasília Teimosa (bairro localizado na cidade de Recife). Atualmente é formado por um corpo de profissionais que realiza espetáculos frutos de pesquisas sobre as manifestações populares (Danças).
Balé Popular do Recife bale.popular@hotmail.com www.balepopulardorecife.com.br O Balé Popular do Recife surgiu no dia 20 de maio de 1977. Naquela época, o grupo era conhecido como “Grupo circense de dança popular” e era composto por 12 bailarinos. Grande parte desses bailarinos eram da mesma família: André Madureira, Ana Madureira, Antúlio Madureira, Anthero Madureira, Anselmo Madureira, Sílvia França, Ângela Fischer, Walmir Chagas e Lourdes Madureira.
Ballet Maysa balletmaysa@hotmail.com Escola de formação em dança, A Maysa Club, localizada na Rua Sá e Souza, em Setúbal, aprovada várias vezes no Festival de Dança Joinville, (maior festival de dança do mundo), e com várias participações em eventos na nossa cidade, tais como Mostra Brasileira de Dança, Pernambuco em Dança entre outros. Em Abril de 2015 estaremos presente no YAGP – YOUTH AMERICA GRAND PRIX, New York.
Bloco Carnavalesco Misto Batutas de São José jorecife@hotmail.com https://www.facebook.com/pages/bloco-carnavalesco-misto-batutas-de-s%c3%a3o-jos%c3%a9/535032293196484?ref=aymt_homepage_panel O Bloco Carnavalesco Misto Batutas de São José foi fundado no dia 5 de junho de 1932, na cidade do Recife. A agremiação é o mais antigo bloco carnavalesco misto em atividade ininterrupta do Recife. A sua história foi contada através das músicas do compositor e carnavalesco João Santiago dos Reis, que se inspirou no dia-a-dia da agremiação. O grupo procura valorizar o frevo-de-bloco, uma das três modalidades do Frevo, que é acompanhado de uma orquestra de pau e corda e executa uma dança mais leve que os passos frevolentos do frevo-de-rua. O frevo-de-bloco é mais arrastado e sua evolução tem influência dos ranchos de reis e pastoris, nos quais teve origem.
Bloco da Saudade blocodasaudade@gmail.com www.blocodasaudade.org.br, www.facebook.com/blocodasaudade O Bloco da Saudade, Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco (Lei 13757/09), detentor da Medalha do Mérito José Mariano e Medalha do Mérito Aloisio Magalhães, as maiores honrarias, respectivamente, do Recife e Olinda é uma instituição sem fins lucrativos e com objetivo de participar do carnaval e promover a folia dos blocos com suas músicas e fantasias características, tendo participação fundamental no resgate do carnaval de Rua do Recife. É, hoje, a principal referência do gênero- Frevo de Bloco- no carnaval de Pernambuco já tendo lançado 06 CDs. Seus Acertos de Marcha e Baile já fazem parte do calendário turístico da cidade e atraem milhares de foliões.
Brasiliana Companhia de Dança brasilianaciadanca@gmail.com https://www.facebook.com/brasiliana.danca ciabrasiliana.blogspot.com Grupo fundado em um de março de 1991, pelo coreógrafo e bailarino Marcos Melo, focado nos estudos da cultura popular nordestina, em especial “Pernambuco”, aberta também a outras expressões da dança. Com sede na cidade de Recife-PE.
Brigada Hip Hop Pe brigadahiphop.pe@gmail.com www.facebook.com/brigadahiphop.pe www.facebook.com/groups/culturahiphoppe @brigadahiphoppe http://hiphopelementcamaragibe.blogspot.com.br http://circuitopernambucano.blogspot.com.br https://www.facebook.com/lojabrigadahiphop Desde 1999, o projeto Brigada Hip Hop PE difunde os originais ensinamentos da cultura de rua e tem a preocupação em manter, por meio dos elementos que formam a Cultura Hip Hop (Dança, Breaking, DJ, MC e o Grafite), uma identidade na construção da cidadania de crianças e adolescentes, sobretudo, em meio à juventude como forma de enfrentar o crescente quadro de violência no Brasil. O Projeto se inscreve numa linguagem de forte impacto social e de efeito multiplicador, descobre e potencializa a articulação dos jovens com movimentos sociais e com a mobilização da cidadania por meio da cultura desenvolve um conjunto de atividades voltadas para o entretenimento e a difusão da cultura brasileira.
Brincantes das Ladeiras brincantesdasladeiras@hotmail.com O grupo se propõe a pesquisar, repassar e incentivar os conhecimentos da dança do frevo para as pessoas de todas as idades, com uma metodologia de condicionamento físico baseada no lúdico, mantendo a tradição do frevo de rua.
Carvalho Cia de Dança ale_carvalho7@hotmail.com https://www.facebook.com/aulasdetribalfusioncomalecarvalho https://www.facebook.com/nordestinados http://www.aquariosespetaculo.com.br/ https://www.youtube.com/playlist?list=plt5ithsaj9z5s0o33q7xv3e6hftmbm71r https://www.facebook.com/groups/813583252061367/ https://www.facebook.com/aquariuspe A Carvalho Cia de Dança tem atuação marcada em Pernambuco desde 2009 tendo sua sede no NUCFIRE-FAFIRE (Núcleo de Cultura da Faculdade Frassinetti do Recife) é dirigida pela artista plástica, formada em Filosofia pela UFPE, Alê Carvalho, uma das fundadoras do Aquarius Cia de Dança e uma das criadoras da Caravana Tribal Nordeste, roteirista e diretora geral do Espetáculo Nordestinados. Realiza pesquisas direcionadas à dança e ritualística étnica, ritmo e mitologia Afro-brasileira, Movimento Armorial visando composição no estilo Fusão Étnica Contemporânea. Uma das diretoras do Coletivo diFUSÃO e organiza o movimento Ocupa Tribal que leva aulas gratuitas de Dança para espaços públicos de Recife.
Cia Cadências – Dança em Cadeira de Rodas contato@ciacadencias.com.br https://www.facebook.com/pages/cia-cadências/ ciacadencias.blogspot.com Pioneira e a única companhia de dança em cadeira de rodas de Pernambuco classificada em 1º lugar no campeonato de dança esportiva em cadeira de rodas em dezembro de 2014. A Cia Cadências existe desde 2011, formada por cadeirantes e andantes, tendo como atividade principal a arte de dançar, tocando e emocionando as pessoas através da dança em cadeira de rodas, como; a dança esportiva (Dancesport), dança de salão, artística e popular brasileira. Tem o propósito de fortalecer a inclusão social da pessoa com e sem deficiência física para diminuir o preconceito. Hoje a companhia é dirigida pela Dançarina, coreógrafa e professora Liliana Martins que tem mais de 17 anos de experiência em dança.
Cia Dançantes do Passo chapraogil@gmail.com A Cia Dançantes do Passo nasceu da necessidade de desenvolver na comunidade o trabalho voltado para a inserção e inclusão social, de jovem carente no, com texto sociocultural, na construção de cidadão mais conscientes do seu papel na sociedade, reflexivo participativos; conscientes de seus direitos e deveres na sua prática cidadão. Objetivo: Incorporar os jovens no meio artístico cultural, possibilitando o desenvolvimento das carreiras e profissionalização dos mesmos. Atividades desenvolvidas: Dança popular-Jazz-Teatro-Dança contemporânea.
Cia de Dança Angel de Brasília Teimosa zezacosta.pe@hotmail.com O Pastoril Angel de Brasília Teimosa foi fundada com a finalidade de despertar atenção da comunidade para as atividades culturais e necessidades de mostrar um trabalho mais profundo sobre as manifestações populares. Tem como responsável a professora e educadora social Maria José Costa, que trabalha com o intuito de resgatar as danças populares, associando este trabalho aos circulo. Adquiriram vastas experiências ao longo dos anos com apresentações na comunidade Brasília Teimosa, como também em vários polos culturais, assim como mercados públicos, igrejas, estações do metrô e diversas comunidades e cidades. Trabalha com crianças de 04 a 12 anos, ensinando cidadania, ética, danças culturais.
Cia de Dança Angelita Kerollainne graca_costa@hotmail.com A Cia de dança Angelita Kerollainne foi fundada no ano de 1996 com a finalidade de despertar atenção da comunidade de Brasília Teimosa e resgatar os folguedos culturais, fortalecendo assim o crescimento cotidiano do bairro. Tem a frente da mesma a professora e bailarina Graça Costa que busca apoio junto aos pais e seus bailarinos, facilitando assim a compreensão, não apenas visuais, mas também sonora capaz de dar ideias de movimento e de vida. Tem como objetivo dar uma injeção de ânimo para os adolescentes, ciente de suas capacidades e criatividades, sintam-se participantes e responsáveis pela construção de uma sociedade mais junta e mais humana.
Cia de Dança e Teatro Luardat luardat@yahoo.com.br CIA. DE DANÇA E TEATRO LUARDAT, foi fundada em 20 de Agosto de 1998, tendo seu registro oficializado no Cartório de Títulos e Documentos no ano de 2001. O grupo visa mostrar e valorizar a cultura pernambucana, como: maracatu, ciranda, coco, caboclinho, frevo e quadrilha junina, que são bases para montagens de espetáculos futuros de dança, além de dar atividades aos adolescentes entre 10 e 22 anos, não os deixando na ociosidade. Tem sua origem no bairro do Ibura, mas precisamente no Jardim Monte Verde. Este projeto dá a chance aos adolescentes daquela comunidade para sonhar, e quiçá no futuro bem próximo levá-los ao mercado de trabalho da dança.
Cia de Dança Kibalaca allisson.asb@gmail.com Bem, o nosso grupo tem como proposta levar o nosso estilo de dança para diversos lugares por onde passamos mostrando sempre o nosso jeito de dançar swingueira, já que existem diversos grupos desse estilo de dança onde cada um procura ter seu próprio estilo. Buscamos em nossa cidade trazer adolescentes que não tem muito que fazer no seu bairro para nosso grupo e assim ajudando-os a não ficarem expostos à criminalidade e drogas.
Cia de Dança Perna de Palco pernadepalcomiranda@yahoo.com.br A companhia surgiu a partir da iniciativa das professoras bailarinas Anna Miranda e Nara Frej em Dezembro de 1997, com a finalidade de representar autos e folguedos populares do Nordeste, principalmente de Pernambuco. O grupo é formado por 12 bailarinos com vasta experiência no campo da dança popular, sendo grande parte deles professores em escolas, cias e grupos de dança. A companhia já produziu diversos espetáculos, entre eles: “QUE RAÇA É ESTA?”, “BRILHARETO”, “COROAS E COCARES”, “URUPEMA”, “SOTAQUES” e “LIDAS RURAIS”.
Cia de Frevo do Recife ciadefrevo@gmail.com O objetivo da CIA DE FREVO DO RECIFE é representar um dos ritmos carro chefe de Recife – o Frevo – que atualmente é patrimônio Imaterial da humanidade.
Cia de Sapateado Pé Com Som bibismorena@hotmail.com https://www.youtube.com/watch?v=xg2hbabnhhk&feature=youtu.be O Projeto Sapateando começou em novembro de 2008, com o apoio do Funcultura (pagamento do coreógrafo e do espaço). É um projeto que visa capacitar e formar jovens e adultos de comunidades de baixa renda na arte de sapatear. A intenção do Projeto é divulgar o sapateado como uma dança totalmente democrática, em que todos, independentemente da idade e classe social, possam aprender a sapatear. Atualmente está se profissionalizando, o que era apenas um projeto se tornou um GRUPO: PÉ COM SOM.
Cia dos Homens ciadoshomens@gmail.com https://www.facebook.com/ciadoshomens Companhia de dança contemporânea.
Cia Maktub Pe nefertitidanca@gmail.com Cia Maktub PE É uma inovação na leitura do folclore árabe onde ao som de músicas diversas a CIA se utiliza de elementos mouros associados a diferentes ritmos para criar uma esfera multicultural. Com coreografias de músicas, e figurinos híbridos, a linha de estudos da CIA é “FUSÕES”. É uma nova proposta de dança do ventre respeitando seus valores tradicionais e a aproximando da contemporaneidade.
Cia Ogum Ode ailson.barbosa.silva@gmail.com www.ciaogumode.blogspot.com A Cia Ogun Ode é uma ação artística de valorização e difusão da cultura popular nordestina. O grupo foi fundado em 2007 e em 2012, o grupo foi reconhecido como importante iniciativa juvenil pelo Ministério da Cultura tendo recebido o Prêmio Agente Jovem de Cultura. O grupo desenvolve um trabalho artístico com jovens artistas de quatro comunidades do Recife: Iputinga, Coelhos, Santo Amaro e Caçote. Além disso, mantém parceria com outras entidades culturais através da qual vem lutando pelo fortalecimento do movimento de cultura popular em Pernambuco. Desde sua fundação o grupo já teve a oportunidade de participação em inúmeros eventos culturais, dentre os quais: Virada Cultural da Zona Norte.
Cia Orientale Michele Izáfer de Danças Árabe, Fusion, Tribal. micheleif@hotmail.com https://www.facebook.com/ciaorientalebymicheleizafer?fref=ts https://www.facebook.com/michele.izafer http://www.michelei.zumba.com/ A Cia Orientale Michele Izáfer de Danças Árabe*Fusion*Tribai, sob concepção de Dança, Música e Arte, por estudos, pesquisas e desenvolvendo técnicas do Clássico ao Fusion Tribal, visa atuar no ensino da dança do ventre em sua mesclagem a outros ritmos, trabalhando também com o árabe fusionado e levando sua técnica e coreografias ao conhecimento do público em apresentações de festivais de dança e workshops. Atualmente com três integrantes fixas: Michele Izáfer (diretora, professora e coreógrafa), Deborah Kamaria (bailarina e monitora) e Josy Zorak (Bailarina e Monitora).
Cia Pernambucana de Sapateado e Danca lucianotap@hotmail.com ciapedesapateadoedanca A Cia tem como proposta oferecer à sociedade a oportunidade de vivenciar o sapateado americano e as danças de salão. Trabalha com os fundamentos básicos tanto do sapateado como das danças de salão levando os alunos à emancipação no seu fazer corporal, proporcionando as condições necessárias para criar a partir do conhecimento assimilado. Deixando assim de ser um mero reprodutor (fazer pelo fazer) tornando-se independente para criar.
Cia Vias da Dança – PE viasdadanca@yahoo.com.br Objetivos; Formação de bailarinos através de bolsas; Viabilizar a transformação do potencial e habilidades através da criatividade e estímulo da dança; Transmitir cultura e laser através da dança; Possibilitar a expressão do pensamento crítico e reflexivo através do corpo.
Cia. Brasil Brinquedo angelabpr@hotmail.com Segue o a metodologia brasílica, seguindo os quatro ciclos da dança, o carnavalesco, junino, afro-ameríndio e natalino, divulgando a cultura popular.
Cia. de Dança Giselly Andrade giselly.culturape@gmail.com A Cia de Dança Giselly Andrade foi fundada no ano 1998 com o objetivo de pesquisar e divulgar as danças populares de Pernambuco, contribuindo assim, para a preservação da tradição pernambucana através da dança. Formada por jovens, entre oito e 28 anos, a Cia. busca a perpetuação da cultura popular e se destaca nos ciclos Carnavalesco, Junino e Natalino, estando sempre presente nas festividades das prefeituras de Recife, Olinda, Abreu e Lima e, também, do Governo do Estado.
Cia. Etc. contato@ciaetc.com.br ciaetc.com.br facebook.com/paginaciaetc, ciaetctube, instagram.com, ciaetc twitter.com/ciaetc Estamos criando e pesquisando dança desde 2000, sempre em processo colaborativo e junto a outros profissionais das diferentes áreas artísticas – que com suas presenças só nos enriquecem e nos ajudam a explorar as tantas possibilidades do dançar. Esse é o nosso jeito de trabalhar, a forma como decidimos gastar um tanto de nosso tempo e de nossas vidas. É assim que nascem a dança, as videodanças e audiodanças da Cia. Etc. É esse o espaço no qual desenvolvemos nossas pesquisas e processos criativos, registrados e disponíveis em livro, no nosso site, podcasts, vídeos e cursos oferecidos pelos integrantes da companhia.
Cia. Forrobodó angelabpr@hotmail.com Tem a mesma proposta do segmento do Balé Popular do Recife, trabalhando os quatro ciclos da dança, o carnavalesco, junino, afro-ameríndio e natalino, divulgando a cultura popular.
Cia. Malungo marina_mima2@hotmail.com A Cia. Malungo desenvolve um trabalho voltado ao estudo teórico e experimental das danças de manifestações populares, articulando-as à linguagem teatral em suas composições cênico-coreográficas. O grupo entende a dança como uma experiência que fornece ao sujeito a possibilidade de se reposicionar no mundo de forma mais sensível e autêntica.
Cláudio Lacerda/ Dança Amorfa claudiolacerda@hotmail.com www.claudiolacerda.blogspot.com Desde 1997 Cláudio Lacerda/Dança Amorfa vem desenvolvendo um trabalho experimental de criação na área da dança contemporânea, explorando a ênfase no processo criativo, dando-lhe um cunho investigativo, buscando sua idiossincrasia neste meio. Desde o início, estabeleceu como parâmetro artístico-ideológico e prioridade a experimentação, almejando a busca de um trabalho autoral, com uma preocupação tanto com o conceitual quanto com o artesanal, e distendendo limites divisórios entre dança, teatro e arte da performance. O mote principal de pesquisa são os desvios do que é considerado mainstream e a desconstrução em relação à identidade, corpo e movimento.
Clube de Boneco O Menino do Patio de S Pedro. flavionunes74@hotmail.com Trabalhamos durante as festividades com fantasias adereços e também patrocinamos aula de frevo gratuitamente para nossos componentes.
Coletivo Lugar Comum lugarcomumcoletivo@gmail.com http://www.coletivolugarcomum.com.br/ Somos um coletivo de criação artística com sede na cidade de Recife. Ocupam o coletivo artistas das áreas de performance, dança, música, teatro e literatura, além de pesquisadores e produtores envolvidos com criação artística. Lugar comum, segundo o escritor Edouard Glissant, é quando um “pensamento do mundo” encontra outro “pensamento do mundo”, criando um espaço de reforço a uma compreensão que é assim ratificada. Para ele, é através da identificação dos novos “lugares comuns”, daqueles que emergem conectados a uma realidade multiétnica, plurivocal, não etnocêntrica, que é possível construir novos parâmetros para a arte e para a vida na contemporaneidade.
Coletivo Soma contato@coletivosoma.com.br www.coletivosoma.com.br fanpage: coletivo soma instagram: @coletivosoma O Coletivo SOMA é agrupamento independente de pesquisa e criação da cidade do Recife, Pernambuco. Funcionamos como uma rede colaborativa de investigação sobre a cena contemporânea das linguagens de corpo e comunicação. Uma bailarina e jornalista especialista em gestão cultural. Outra atriz, bailarina e produtora. A terceira, jornalista, fotógrafa e videasta. Interessamo-nos por experimentações artísticas ligadas a movimento, imagem e som, além de encontros e possibilidades de expansão de nossos trabalhos, criando uma rede com outros artistas, órgãos e movimentos sociais de interesse. Não constituímos produtos de modelos específicos, mas sim, obras ligadas aos encontros, à comunicação.
Companhia Artística Jovens Encenam (Cia. AJE De Dança) ciaajerecife@yahoo.com.br Formada no ano de 2001 na cidade do Recife Pernambuco foi inspirada e idealizada no sentido de formar bailarinos em danças populares lhes ensinado a arte da interpretação, partindo principalmente da experiência e estudos que a coreógrafa Kelly Santos tem no campo da dança e teatro. È um projeto que dá oportunidade de mostrar os conhecimentos e os valores culturais do Estado de Pernambuco e da Região do Nordeste Brasileiro por meio da dança, destacando o Frevo, Caboclinhos, Maracatu, Ciranda, Coco de Roda, dentre outras.
Companhia Karina Leiro ciakarinaleiro@gmail.com @ciakarinaleiro Cia Karina Leiro, companhia de dança flamenca que o pesquisa sobre o flamenco e a dança flamenca, o canto, a dança, a música, figurino, a história, a origem e incorpora dança contemporânea, mistura, e como o flamenco sempre foi e continua sendo diverso, de várias culturas juntas, moura, cigana, andaluza.
Compassos Cia. de Danças cia.compassos@gmail.com www.compassosciade dancas.com.br A Compassos Cia. de Danças com 25 anos de atividades ininterruptas de pesquisas práticas e teóricas em dança, produções de espetáculos, projetos de formação e especialização continuada de profissionais da dança, investe na descodificação dos comportamentos corporais, para recodificá-los em produtos artísticos, reinventando-os a sua maneira, procurando que dialoguem com a literatura, o cinema, as artes plásticas e outras formas de procedimento que sirvam à criação dos seus espetáculos e incentivem os processos de individuação de seus bailarinos, como seres moventes e pensantes. A Cia. distingue-se pela maneira de ocupar o espaço de trabalho no corpo do bailarino ator.
Espaço Zambak lucianazambak@yahoo.com.br Grupo formado por professoras de dança do ventre.
Frevoeterno contato@frevoeterno.com www.frevoeterno.com facebook: frevoeterno O grupo visa despertar nas pessoas o interesse na dança/música como forma de buscar o bem estar físico e psíquico, muitas vezes utilizando-a até como terapia. Dessa forma, dançam um Frevo convidativo, com espetáculos onde existe roteiro, mas não há coreografia, uma vez que trabalham o improviso. O Frevoeterno viaja apresentando o seu trabalho pelo mundo e, além das apresentações, ministram o workshop denominado: Frevoterapia.
Gothá Cia de Dança cris.icognum@hotmail.com https://www.facebook.com/gothaciadanca?fref=ts Companhia de Dança Contemporânea atuante na cidade do Recife desde 2008. Composta por bailarinos que se conhecem e trabalham juntos há aproximadamente 10 anos, tendo também em comum, muitos anos de experiência em outras companhias e academias de dança da cidade, o grupo se reúne com a proposta de articular uma linguagem corporal cujas propostas vão desde temas introspectivos e intimistas aos mais coletivos e contemporâneos. Os dois principais espetáculos da Companhia, “Tempo” (2010) e “Eu, o outro” (2012), foram apresentados em importantes festivais da cidade, tais como o “Pernambuco em Dança” e a “Mostra Brasileira de Dança”.
Grupo Acaso barbara.decastro@hotmail.com Trabalho com pesquisas baseadas na lusofonia a partir de residências artísticas com influências da dança contemporânea dança teatro e danças urbanas.
Grupo Cores Femininas grupocoresfemininas@gmail.com www.grupocoresfemininas.blogspot.com Mulheres do Hip Hop Danças urbanas, arte de rua e cultura popular.
Grupo de Ballet Stúdio de Danças studiodedancaspe@studiodedancas.com.br www.studiodedancas.com.br Fundado juridicamente em 1984 (embora funcionando desde 1979), com direção geral de Ruth Rozenbaum e Lúcia Helena Gondra, e direção artística de Jane Dickie, o GRUPO DE BALLET STÚDIO DE DANÇAS tem como objetivo desenvolver um trabalho de educação e cultura através da dança. Com esse objetivo, vem proporcionando cursos para estudantes de dança e apresentando, sempre, espetáculos de qualidade, comprovados por críticos de dança e pelo público que os frequenta.
Grupo de Dança Em Movimento grupo_em_movimento@hotmail.com https://www.facebook.com/grupodedancaemmovimento O Grupo de Dança Em Movimento foi fundado em 2013 com objetivo de transformação e expansão da cultura para jovens da comunidade, dando a elas a oportunidade de criar uma boa expectativa de vida visando à questão social.
Grupo Experimental contato@grupoexperimental.com.br http://www.grupoexperimental.com.br/site/ https://www.facebook.com/grupo.experimental?fref=ts Fundado em 1993, o Grupo Experimental possui diversos espetáculos premiados nacionalmente e um currículo recheado de participações em festivais e projetos nacionais e internacionais, sendo uma das mais ativas companhias de dança contemporânea no Nordeste do Brasil. O Grupo Experimental transformou-se em um local de referência, de estudo, de criação e intercâmbio, para onde afluem bailarinos, coreógrafos, professores, pesquisadores, produtores e outros profissionais ligados à dança contemporânea, ajudando a fortalecer e construir a história dessa linguagem artística.
Grupo Felling aneskafranca@hotmail.com Grupo de dança que apresenta coreografias de dança de salão dança clássica e dança moderna. Desenvolve coreografias híbridas com influencias contemporâneas.
Grupo Folclórico Egídio Bezerra gfe.bezerra@hotmail.com Zenaide Bezerra, filha e sucessora do renomado passista Egídio Bezerra, aos 66 anos de idade é considerada a passista mais antiga em atividade e também professora de danças populares, coreógrafa e figurinista. A mesma fundou o Grupo que foi composto, inicialmente, por membros da família Bezerra (irmãs, filhos, netos e bisnetos e sobrinhos), que trás em sua história ensinamentos de uma geração que é passada de pai para filho. Atualmente composto por pessoas da comunidade O Grupo faz apresentações de Frevo, Xaxado, coco de roda e ciranda.
Grupo Folclórico Urso Teimoso da Torre glaucio_bezerr@hotmail.com O grupo é uma Agremiação Carnavalesca que tem atuação, sobretudo, no carnaval. Desfila com orquestra a pau e corda (violão, cavaquinho, banjo), triângulo, reco-reco, pandeiro, com sanfona e passistas. A agremiação atua de uma forma narrativa onde entram em cena alguns elementos ou personagens principais. O Urso é caçado pelo caçador, que pretende demonstrar ao Italiano que o Urso é manso e o Italiano tem interesse em comprar o Urso. Participa do Concurso das Agremiações da Fundação de Cultura Cidade do recife desde a sua fundação e foi Vice- Campeã na Categoria A do concurso em 2015. Foi Campeã do mesmo concurso de 1987 a 1995.
Grupo Grial grupogrial@gmail.com www.grupogrial.com.br facebook: grupo grial de dança O mote estético e poético do Grupo Grial vem do Movimento Armorial: “A Tradição Popular traz incrustados, como pedras preciosas em coroa, os traços dos povos europeus, indígenas e africanos.” Esses olhares do antropológico e do maravilhoso foram a direção escolhida para sua busca. A dilatação desse mote, assim como a compreensão do eixo principal dessa investigação, vai se aperfeiçoando a cada novo resultado artístico no qual o cerne é a comunhão entre o conhecimento da tradição popular (estilhaços de heranças europeias, indígenas e africanas) e o conhecimento erudito da criação contemporânea.
Grupo Jardim da Alegria jandecirasilva@gmail.com O grupo de dança “Jardim da Alegria” início em 1998. Hoje o projeto se encontra localizado no Porto da Madeira Recife-PE. A meta é atingir as crianças e adolescente das periferias fazendo inclusão sem descriminações levando-os a se descobrir como parte integrante de uma sociedade através da arte educação. Temos Danças populares culturais, Cânticos, Teatro e toda e qualquer manifestações, expressões culturais do nosso povo. Das apresentações: Marco Zero Serenata Natalina, Porto de Suape, Casa da Cultura, Queima da Lapinha, Museu do Homem do Nordeste – Lançamento do Livro “Jornadas de Pastoril” de Dinara Pessoa. Exposições Cd Pastoril Jardim da Alegria Vol. 1,2 e 3 e DVD.
Grupo Matulão de Dança nascimento.leilane@gmail.com facebook/fanpage: grupo matulão de dança (https://www.facebook.com/grupomatulao?fref=ts) https://www.youtube.com/watch?v=e6xpygf4mco (questão de fé – clipe) https://www.youtube.com/watch?v=drfnrslaxwo (questão de fé – espetáculo) https://www.youtube.com/watch?v=votgdkpn6hs (carneirinho – coreografia) https://www.youtube.com/watch?v=z1woeqlfmty (magalenha – coreografia) O Grupo Matulão de Dança apresenta uma proposta artística diferenciada que agrega as linguagens do teatro, da dança e da poesia. A diversidade coreográfica, cuja fonte é a dança popular pernambucana, acompanha todos os seus trabalhos, entremeados por textos e encenações que conferem o diferencial de seus espetáculos: “O Matulão traz para o público uma espécie de musical nordestino”. O grupo já participou de importantes festivais de dança Brasil afora, destacando o Passo de Arte Norte Nordeste (Fortaleza-CE), a Competição Internacional de Dança Passo de Arte (Indaiatuba-SP), o Festival Internacional de Dança (Recife-PE) e o Pernambuco em Dança.
Grupo Sopro de Vida sigmara.caitano@hotmail.com É um grupo de dança cristã formado por bailarinas clássicas e contemporâneas profissionais, cada uma de uma determinada igreja, com um intuito de através da técnica levar a palavra de Deus, é um grupo que faz intervenções artísticas nas ruas da cidade do Recife em locais públicos como estação de metrô, praças, presídios com intuito de impactar o máximo de pessoas. Nosso lema é levar vida e o amor que Jesus pregou aqui na Terra.
Grupo Totem fredntotem@hotmail.com https://www.facebook.com/grupototem.recife http://grupototemrecife.blogspot.com.br/ http://www.associacaoreviva.org.br/galeria_fotos.php?page=0&menu=&galeria_categoria_id=14&galeria_foto_id=65 O Grupo Totem desenvolve um trabalho híbrido, de mistura de linguagens, misturando dança teatro e performance. Uma de suas principais características é a ênfase em dinâmicas de movimento, dinâmicas de espaço e ênfase na expressão do corpo ampliando assim, o discurso do corpo. Seu trabalho é de difícil definição, ocupando um território fronteiriço entre a dança-teatro, o teatro-dança, a performance. A preparação de seus performers inclui variadas técnicas das artes cênicas, da performance e do ritual.
Icógnum Cia de Dança cris_icognum@hotmail.com Companhia de Dança Contemporânea que tem o intuito de divulgar a esse estilo de dança pensando em diferentes corpos que ali se encontra.
Lili Vidal E Kelson Tavares lilividal_27_@hotmail.com https://www.facebook.com/lili.vidal.7 Trabalho junto com meu parceiro Kelson Tavares, damos aulas em congressos de dança, somos professores de dança de salão da academia Arts Passos Cia de dança, nossa especialidade é a Salsa, Samba e o Zouk. Em 2014 participamos do campeonato nacional de salsa, o Brasil Latin Open, que ocorre em Porto alegre, no evento Porto Alegre Salsa Congress, que tem como um dos responsáveis Carine Moraes e Rafael Barros, atuais hexa campeões mundiais de salsa, na competição ficamos em quarto lugar. somos criadores do grupo Salsa Neles o atualmente o único grupo de salsa no Recife… Nosso projeto é participar de competições nacionais e internacionais.
Mangue Boys Crew pablorcrbraga@gmail.com https://www.facebook.com/pages/mangue-boys/425891104171827?fref=ts Mangue boys é um grupo de dança criado há três anos, mas, seus componentes têm muitas historias e históricos dentro da cultura Hip Hop. Os melhores b.boys de recife resolveram se unir em uma só crew, ou grupo e estamos nessa caminhada de sucesso, e hoje, somos uma das melhores crew de recife, com títulos em vários campeonatos de dança de rua importantes como espetáculos também e carregamos essa nossa historia de cultura mangue por onde passamos. Chico Science foi e é uma grande fonte de inspiração que nos resulta em um grande trabalho que é a Mangue Boys Crew.
Pantomima Grupo de Dança pantomimaagrupo@gmail.com O Pantomima Grupo de Dança é formado por bailarinas que tiveram suas iniciações na dança em escolas particulares do Recife. Hoje, atuamos isoladamente em a direção de professoras, para melhor desenvolver o grupo. O grupo tem como objetivo, divulgar a dança na área da Região Metropolitana do Recife (PE), como também a troca de experiências com outros grupos profissionais.
Quadrilha Junina Raio de Sol alanapnascimento@yahoo.com.br https://www.facebook.com/junina.raiodesol?fref=ts), https://www.facebook.com/quadrilhajuninaraiodesol?fref=ts)
, https://www.youtube.com/watch?v=a1slbfd6a0u (2008 – a sanfona encantada)
https://www.youtube.com/watch?v=l_ommmeo7kq (2010 – paisagem de interior)
https://www.youtube.com/watch?v=m0boie0uavk (2013 – bumba meu boi bumbá)
https://www.youtube.com/watch?v=gzdykhbnov4 (2014 – a chegada de lampião no inferno)
A Quadrilha Junina Raio de Sol foi fundada em 1996 a partir da iniciativa de Alana Nascimento e José Bonifácio (Boni). Formada inicialmente por alunos da Escolinha Pantera Cor de Rosa, a Raio de Sol fez história entre as quadrilhas infantis e conquistou seu primeiro grande título em 2000: Campeã Pernambucana Mirim. As crianças cresceram em idade e experiência junina, passando à categoria adulta em 2002. No decorrer de sua trajetória, com marcador e coreógrafos que cresceram na quadrilha, produção de Fábio Costa e Américo Barreto, a Raio de Sol delineia uma identidade marcante e diferenciada. Com sua ousadia e encantamento, torna-se referência no movimento quadrilheiro nacional.
Quadrilha Junina Recriada Deveras mikaslv36@gmail.com Acompanhando o movimento de quadrilhas estilizadas que crescia no Bairro do Ibura – Recife e os trabalhos de grupos de danças populares, que diziam recriar a danças populares, o diretor e coreógrafo do balé DEVERAS, Mika Silva, percebe que o espetáculo: “Bandeira de São João” montado pelo mesmo, relacionava-se com uma nova proposta de Quadrilha Junina, e decide criar, em 1992, a Primeira Quadrilha Junina Recriada no estado de Pernambuco (QUADRILHA JUNINA RECRIADA DEVERAS). A Deveras iria apresentar a história do Matuto que deixa sua cidade de origem (o interior) e vem para a cidade grande tentar uma vida melhor, trazendo seus brinquedos populares (a quadrilha junina).
Raquel Honorato e Arthur Gouveia deboraraquel27@hotmail.com Quero me apresentar, mostrar meu trabalho e mostrar que a cultura esta entre nós!
Rcbeats Crew recbeatscrewofficial@gmail.com https://www.facebook.com/pages/recbeatscrew/1552585791691472?pnref=lhc https://www.youtube.com/channel/uci3oy2elxcz_wjnyeprgzya Formado por quatro bailarinos, o grupo nasce com a necessidade de reunir os mais qualificados em Danças Urbanas de Pernambuco, para que se tornem referência. Como o acesso sobre as danças do movimento aqui no Nordeste é limitado, nossa proposta é dar mais visibilidade aos bailarinos locais, fazendo com que os mesmos se apresentem nacionalmente e internacionalmente; e que possam participar de cursos de formação da sua modalidade de dança específica em outros estados do Brasil ou em outros Países, e assim ministrar cursos de formação para Dançarinos e\ou amantes da cultura hip hop, através de projetos, e ações de rua itinerante tanto aqui em Pernambuco, quanto em outros locais do mundo.
Recife City Breakers bboypacheco@gmail.com https://www.facebook.com/recifecitybreakers A Companhia de Danças Urbanas Recife City Breakers (RCB) é atualmente reconhecida por seu relevante trabalho na arte da dança urbana não só na capital pernambucana, mas em todo território nacional. Foi fundada em 1984 e, desde então, possui como objetivo principal divulgar e representar as danças urbanas de Pernambuco; seu nome – Recife City Breakers (RCB) – é uma homenagem à cidade do Recife Com relação ao trabalho realizado pela Companhia e pelo Projeto Fábrica de Dançarinos Urbanos, além de identificar possibilidades do movimento corporal na linguagem das danças urbanas, a grande proposta é poder trabalhar também outras linhagens artísticas e estilos de dança.
Reversos Cia de Dança adrianobp.silva@gmail.com Divulgar a dança popular.
Step Evolution chitosbboy@hotmail.com instagran @stepevolution Através da união de alguns amigos residentes no Ibura, zona sul do Recife, que dançavam individualmente ou participavam de outros grupos (mais conhecidos pelo seguimento como CREW), surgiu a Step Evolution, formada por pessoas que tinham o desejo de expressar seu corpo e sentimentos através do break, intencionados em desenvolver a arte não só como meio de distração e entretenimento, mas como ferramenta de transformação social e pessoal para os envolvidos no grupo. Munidos de conhecimento histórico do hip hop, a Step Evolution desenvolve em suas performances, movimentos e fundamentos tradicionais da “TRUE SCHOOL” (Verdadeira Escola), mesclando em suas técnicas novos elementos.
Studio de Dança Classe A studiodedancaclassea@hotmail.com wwww.facebook.com/studiodedancaclassea Apresentações e festivais de danças voltados para o ballet clássico, neoclássico, contemporâneo, popular e dança de salão.
Um Coletivo sgalvaolima@gmail.com https://www.facebook.com/coletivoumcoletivo, https://vimeo.com/umcoletivo, https://www.youtube.com/channel/ucafh83ccwv6_xlmkrg49-va O UM Coletivo nasce de um desejo de investigar as relações entre dança e música, porém toma novos rumos ao se identificar enquanto grupo em busca de uma linguagem própria. A maioria de seus integrantes vem da dança contemporânea, mas todos têm uma formação complementar, então não há uma preocupação em limitar-se apenas a essa linguagem específica – muito pelo contrário – o grupo busca cada vez mais beber de outras fontes: performance, teatro, música, artes gráficas, artes plásticas, cinema, fotografia, tecnologia e o que mais surgir. Apesar de ser um grupo jovem, já possui dois espetáculos montados.
Valkirias Tribal keirol86@hotmail.com https://www.facebook.com/valkiriastribal?fref=ts https://www.youtube.com/watch?v=ipxk0xjf2lq O grupo surgiu com a proposta de estudar o American Tribal Style (ATS), a raiz do Tribal Fusion. O ATS é uma improvisação coordenada de movimentos que as bailarinas se comunicam através de senhas e realizam suas pré-determinadas movimentações. Foi grupo destaque nacional em 2014 na categoria ITS/ATS.
Venha no Ritm venhanoritmo@hotmail.com O grupo é um grupo de hip hop de Recife representando a cultura nordestina. Fazendo trabalhos e há muito tempo correndo atrás de mostrar nossos talentos de dançarinos.

Comments are closed.

  • Subscrever newsletter