GRUPOS, COMPANHIAS E COLETIVOS – Salvador

NOME DO GRUPO, COMPANHIA OU COLETIVO EMAIL SITE PERFIL DO GRUPO, COMPANHIA OU COLETIVO
A CORDA Samba de Roda naturezartesporte@gmail.com fan page: www.facebook.com/acordasambaderoda grupo: https://www.facebook.com/groups/773060552747261/?fref=ts perfil responsável: https://www.facebook.com/naturezartesporte Projeto de pesquisa e educação afro-brasileira que investiga e promove a prática do Samba de Roda e outras atividades de valorização à cultura afro brasileira com crianças e adolescentes da comunidade de Tubarão, através de encontros semanais e mensais (Ensaio Aberto na Praça de Tubarão), bem como ações pontuais, oficinas, vivências, intercâmbios e outras propostas. Integram o grupo A CORDA Samba de Roda, amigas e amigos ativos na promoção da identidade afro brasileira e no fortalecimento da cultura tradicional da Bahia.
A mafia alynne.viana.souza@hotmail.com Agente ama o que faz.
AdorAfro projetomaisquedancar_@hotmail.com Promover através da dança oportunidades que possam levar aos participantes a terem um entendimento mais amplo tanto no que se refere a movimentos corporais quanto a relação entre ARTE e SOCIEDADE independente de classe econômica, religião, etc.
Adorart fllaviafalcao09@gmail.com Grupo de Dança religiosa!
Aliança eliomarinocenciobonfim@yahoo.com.br Inclusão social do jovem através da dança.
Artbreak m.duart@hotmail.com artBreak É juntar o pessoal do bairro para mostrar que existe hip hop e resgatar as jovens que ficam na rua.
AS Meigas tinaleiro@uol.com.br edace.com.br https://www.facebook.com/groups/469328659762657/?fref=ts As Meigas A EDACE sempre teve o baile galego como uma de suas principais plataformas, tanto que, no ano 2007, quando completou 20 anos, o nome da escola foi mudado para EDACE – Escola de Dança, Arte e Cultura Galega e Espanhola. No ano de 2008, depois da ida de Tina Leiro a Santiago às Escolas Abertas para aulas de pandeireta e canto com a professora Leni Perez, a EDACE resolveu começar um grupo de pandereteiras com as alunas da escola ,nasceu assim “As Meigas” (as bruxas celtas) Em 2010, o grupo fez sua estreia internacional, tocando junto com as bailarinas da EDACE no Dia da Galícia Exterior, em Santiago de Compostela – Espanha
Bale da comunidade edsonsouto@hotmail.com O balé da comunidade foi criado em 2003 com o intuito de fomentar a arte na comunidade. De lá pra da, já passaram pelo BC aproximadamente 600 bailarinos. Hoje o BC conta com o elenco de 120 jovens que se dividem em 3 turmas de 40 alunos.
Balé Jovem de Salvador balejovemdesalvador@gmail.com www.facebook/balejovemdesalvador Criada em 2007 pelo bailarino e coreógrafo Matias Santiago, a companhia de dança Balé Jovem de Salvador é uma das poucas iniciativas da Bahia que visam a formação artística e profissional do bailarino e a composição de seu portfólio. O BJS tem como fim preparar seus jovens bailarinos para ingressar no mercado profissional de dança, em grandes companhias brasileiras e estrangeiras, grupos locais e coletivos artísticos. A companhia trabalha com jovens de 16 a 24 anos, realizando seleções anuais. Tem como missão promover a formação artística e profissional do jovem bailarino e a composição de seu portfólio, a fim de torná-lo apto ao mercado profissional de dança.
Balé Teatro Castro Alves diretor.btca@tca.ba.gov.br www.tca.ba.gov.br https://www.facebook.com/pages/BTCA-Bal%C3%A9-Teatro-Castro-Alves/526074784070938?ref=ts&fref=ts Balé Teatro Castro Alves é a companhia de dança oficial da Bahia, criada em 1º de abril de 1981, pelo Governo do Estado e mantida pela Fundação Cultural – unidade da Secretaria de Cultura. Desde a sua criação, a companhia assumiu o perfil de dança contemporânea, tendo trabalhado com coreógrafos nacionais e internacionais. Hoje com um corpo artístico formado por 36 bailarinos, o BTCA conta com mais de 50 montagens em seu repertório, sendo uma presença destacada no cenário da dança nacional e internacional, com obras memoráveis e investigativas como “Ilhas”, “Sonhos de Castro Alves”, “Sanctus”, “Mandala”, “Sagração da Primavera”, “Essa Tempestade”, dentre outras.
Ballet Daniela Novais daniela_novaesbrito@hotmail.com Trabalhamos com a introdução do ballet clássico, jazz, e dança contemporânea, na comunidade de Santa Cruz. Realizamos, além das aulas, amostras didáticas, espetáculos, palestras de contribuição social com o intuito de darmos acesso a artes as classes menos favorecidas.
Ballet Louise Sande louisesande@hotmail.com Ensinar o Ballet Clássico a crianças e adolescentes.
Banda CRU Dança gluquini@hotmail.com Banda CRU Dança é um projeto coletivo de ocupação de espaço que viaja pelo universo das reuniões sociais ou êxodo social. E também uma pesquisa de m movimento a partir do trabalho técnico e filosófico da capoeira de angola, com ênfases no seu sistema de círculos de aproveitamento das alavancas e contrapesos que essa arte tradicional sugere na economia de esforços e realização de movimento e base para coreografia….
Bando de Teatro Olodum bando2@gmail.com Http://bandodeateatro.blogspot.com www.bandodeteatroolodum.com.br Com 25 anos ininterruptos de atuação, o Bando de Teatro Olodum já faz parte da história do teatro baiano. Nascido no Pelourinho, Centro Histórico de Salvador, a companhia, formada por atores exclusivamente negros, é considerada a mais consolidada do atual cenário teatral baiano. É uma das poucas a manter um corpo estável, com elenco, diretores e técnicos. Em sua trajetória, o Bando construiu e consolidou uma dramaturgia e estética próprias, tendo o negro e sua tradição sociocultural como matéria-prima de seus espetáculos.
BCOA Balé Cultural Origens Africanas sirybrasil@hotmail.com Trabalhar com adolescentes e idosos, um trabalho social.
Black Ritmo Dance fernandoesporteboy@hotmail.com Projeto Social voltado para o atendimento de crianças e adolescentes da comunidade;
Brasil Style Bgirls Salvador bsbcrewlove@gmail.com www.facebook.com/bsbcrewlove O grupo atualmente é um dos únicos grupos formados exclusivamente por mulheres com forte atuação na cena Hip Hop desde sua fundação em 2003, fundado no Distrito Federal em 2003, tem extensão em São Paulo e Salvador (2012). Tem como um dos principais objetivos, promover através de suas atividades artísticas a utilização do Breaking para difundir e divulgar a cultura urbana Hip Hop e cultura afro brasileira praticado por mulheres. O grupo também elabora projetos que são geralmente executados em cidades com altos índices de criminalidade e desenvolvendo um trabalho de arte educação voltados para jovens mulheres em situação de risco.
Breakzas Crew jaugustocosta@hotmail.com O nosso intuito é atrair os jovens para a nossa cultura do Hip-Hop e mostrar que o que fazemos é muito além de só dança.
Cia Cínica Dança ciacinicadanca@gmail.com Cínica Dança – YouTube www.youtube.com/channel/UCDtg498gOsi9bhviJTzojaQ Surge no ano de 1998, em Maceió, Alagoas, e desde o ano de 2004, atua na cidade de Salvador, Bahia tendo como propostas estéticas a Dança, a Performance e a Intervenção Urbana. Se utilizando do tripé: Corpo, Pedagogia e Filosofia, realizando estudos do corpo na Contemporaneidade e na aplicação de uma Pedagogia Multirreferencial (Ardoino, 1960) somados aos estudos sobre a Filosofia Contemporânea e a Filosofia Cínica
Cia Cultural de Dança Obaminan vandsonfaim@gmail.com Inserir crianças, adolescentes e adultos no contexto da dança e em especial a dança afro no intuito de conscientizar a importância da cultura baiana e quebrar todo tipo de preconceito.
Cia da Mata clevertonzinho@yahoo.com.br A Cia da Mata tem como objetivo difundir a dança afro pelo bairro da Mata Escura, resgatando essa ancestralidade forte, presente no bairro, além de também trazer as danças regionais.
Cia de Dança Antonio Valter Leone ciadedanca.avleone@hotmail.com Existe há 29 anos, fazendo educação através da arte da dança. Com a proposta de inclusão em vários sentidos. Incluímos desde estilos plurais em nossa técnica, até pessoas que desejam dançar com idades, corpos e pensamentos diversos. Também dispomos de projetos sociais para alunos de escola pública, como dançarino do futuro.
Cia de Dança da Boca do Rio brancco@outlook.com.br Temos como característica trabalhar com resgates musicais, desde os anos 50 aos anos atuais. Somos combatentes de danças, músicas e ritmos que façam apologia a sexo e drogas.
Coletivo A-FETO de Dança-Teatro da UFBA cianef@gmail.com www.cianefernandes.pro.br http://www.portalseer.ufba.br/index.php/revteatro/article/viewFile/12094/8700 http://www.portalseer.ufba.br/index.php/revteatro/article/viewFile/6415/4437 http://seer.ufrgs.br/presenca/article/view/22231 http://performatus.net/o-avesso-da-travessia-o-espacotempo-somatico-performativo/ http://www.youtube.com/watch?v=oniJoVwlCPY O coletivo tem como objetivo principal a exploração da Arte do Movimento e da dança-teatro, em diálogo com a performance e a intervenção, na criação de obras e work in progress inéditos, acompanhada da formação de artistas cênicos e da pesquisa acadêmica. Desde 2010, o grupo vem fazendo experiências em ambientes naturais, inclusive em reservas ecológicas, mas também nos espaços urbanos. Estas viagens de campo têm configurado o que chamamos de Abordagem Somático-Performativa, que inclui o aspecto ecológico e improvisacional a partir da Sintonia Somática e do Movimento Autêntico (Authentic Movement) no contexto do que vem sendo denominado de Prática como Pesquisa (Practice as Research).
Coletivo Construções Compartilhadas eduardo.a.rosa.s@gmail.com Coletivo Construções Compartilhadas https://construcoescompartilhadas.wordpress.com/ O Coletivo surge em uma residência artística no Ponto de Cultura Cine-Teatro Solar Boa Vista, Salvador, em 2009. A conexão entre pessoas e instituições sensibilizadas tanto com a criação artística quanto com a gestão cultural, no que concerne a ações colaborativas, têm sido um mote do trabalho assim como constituindo a heterogeneidade temporal do Coletivo. Se trata de um coletivo de artistas, sobretudo orbitando pelas artes do corpo e da presença, gerando ações planejadas, experienciadas e/ou registradas na performance do compartilhamento.
Coletivo Dançando Nossas Matrizes: um diálogo entre as Danças Afros Brasileiras – DNM dancandonossasmatrizes@hotmail.com http://dancandonossasmatrizes.blogspot.com.br/ Somos um coletivo composto por artistas e pessoas interessadas em discutir sobre os variados aspectos que envolvem o universo das Danças Afros Brasileiras tendo como princípio de construção promover espaços de discussões para melhor entendimento das necessidades e aplicabilidade das DANÇAS AFROS; de Políticas Públicas; do registro e construção da memória da linguagem; divulgação e avaliação das diversas possibilidades de métodos explicativos e demonstrativos para o ensino das Danças Afros nas instituições de ensinos, academias e pontos de cultura, apresentando as produções oriundas destas matrizes, refletindo sobre estas, como atividades de cultura corporal, histórica e social.
Coletivo de Intérpretes Criadores ( CIC) coletivodeinterpretescriadores@gmail.com A proposta do CIC é a interação dos próprios componentes, tendo em busca uma identidade, original, relatando também pesquisas do cotidiano.
Coletivo DIANOIA coletivodianoia@gmail.com Instagram: @coletivodianoia O Coletivo DIANOIA busca abordar questões comportamentais e desmistificar conceitos de “dança cristã”.
Companhia de Dança As dance.adrielle@hotmail.com É grupo que trabalha com Dança (hip hop, ballet, jazz, dança moderna)que busca estar mostrando um pouco de cada dança ao seu público.
Companhia Rodas no Salão crs.bahia@gmail.com http://crsbahia.wix.com/crs-no-brasileiro#!quem-somos A CIA RODAS NO SALÃO foi fundada por Cabral & Anete, em 2002, com a finalidade de fomentar a Dança em Cadeira de Rodas e em 2004, a CRS agregou novos dançarinos, profissionais da dança, teatro e música, com o objetivo de montar um trabalho de qualidade. A CRS apresentou-se durante esses anos em várias Mostras Nacionais da CBDCR, Eventos, Congresso, Seminários e Afins pelo Brasil, com coreografias exclusivas e fragmentos de seus espetáculos. Mistura Brasileira Estreado em 2011 no ORPHÉE FESTIVAL, Versailles-FRA e Salvador-Ba. MPB Dança Espetacular Estreado em 2007 no ORPHÉE FESTIVAL, Versailles-FRA e Salvador-Ba. A CRS tem também uma escola de dança gratuita para cadeirantes e andantes.
Contágios Companhia de Dança streetjazzheliooliveira@yahoo.com.br A companhia de dança tem a premissa de levar arte e cultura em forma de dança aonde o publico esta, a Cia trabalha com estilos diversos de dança.
Contemporânea Ensemble (Duncan Brasil) escolacontemporanea@ig.com.br facebook escola contemporânea de Dança www.econtemporanea.com.br Youtube Mantra centro de Dança www.jornadadedanca.com.br O Contemporânea Ensemble, teve a sua estréia em agosto de 2002 . O grupo e o único do Brasil especializado no repertório de Isadora Duncan, possui um intercâmbio regular com a Isadora Duncan Foundation de Nova York. Em 2005 e o grupo foi convidado a participar do 3º Intercâmbio de Linguagens Infantis no Teatro do Jockey no Rio de Janeiro e foi um dos grupos selecionados pelo Fundação Cultural da Bahia a fazer parte projeto “ Quarta que Dança” e “Circulado Cultural “ 2006. Ainda em 2006 o grupo apresentou-se em Nova York no Alice Austin museum junto com a Lori Belilove & Company no espetáculo “Victorian Rebels”.Em 2010 o grupo apresentou-se no Dance Theater workshop em Nova York.
Corpo da dança que danca so1jeffersonlim@hotmail.com O grupo foi criado no intuito de podermos expressar ,mostrar nossa própria criação, sem que nossos professores promovessem eventos ,e pra poder expressar ,elaborar nosso próprio movimento pra que assim emocione toque quem esta assistindo e o maior dever estar levando arte pra todos .
Corpo de Baile Raízes Black ali-2006an@hotmail.com Tira jovens das drogas, mostra um mundo melhor.
Corpo Sísmico Cia de Dança pakitolazaro@hotmail.com.br http://corposismico.blogspot.com.br/ O grupo se propõe à pesquisa corporal mediante às questões sociais de cada corpo buscando sempre um resultado artístico que leve a sociedade a refletir e discutir sobre determinadas questões. Além disto, busca desenvolver uma linguagem corporal única baseada nos fundamentos técnicos contemporâneos que proporcionam um diálogo deste corpo pelo nível baixo (chão).
Dançando Nossas Matrizes dancandonossasmatrizes@groups.live.com dançado nossas matrizes DANÇANDO NOSSAS MATRIZES (um diálogo entre as danças afro brasileiras). Este Coletivo de professores e artistas de dança de matrizes africanas na Bahia nasceu da certeza de que devemos conhecer, refletir, dialogar, compartilhar, respeitar e reconhecer. Como um ciclo incessante de conhecer nossas origem e refletir nossa história, dialogar com o mundo, compartilhar com os irmãos e reconhecer nossa história, esse é o papel do DNM levar esse diálogo para capital e interior fomentando uma as danças de matrizes africana. MUITO AXÉ
Dançart Fênix leusantos17@hotmail.com https://www.facebook.com/Dancartfx?fref=ts um grupo que trabalha estilos variados de contemporâneo, jazz pop e outros que traz com sigo o pensamento de mudar pensamento da juventude e mostrando outros caminhos além da violência.
Dimenti contato@dimenti.com.br https://www.facebook.com/dimentiproducoes?fref=ts www.dimenti.com.br Fundado em 1998 em Salvador (Bahia), o Dimenti é um ambiente de criação artística e de produção cultural que articula interesses diversos como dança, teatro, cinema, curadoria, comunicação e gestão.
Eletrico – Grupo de Pesquisa em Ciberdança ludmilapimentel@hotmail.com http://grupodeciberdanca.blogspot.com/ http://www.youtube.com/user/ludmilapimentel http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4589079221369692 O “Elétrico – Grupo de Pesquisa em Ciberdança” é uma das ações desenvolvidas pelo LAPAC (Laboratório de Pesquisa Avançadas do Corpo) da Escola de Dança da UFBA. Este grupo terá como objeto central de pesquisa a dança contemporânea em interface com a linguagem das tecnologias analógicas e digitais, interativas ou não. Este grupo visa aprofundar e construir conhecimentos específicos na área de conhecimento relativa a dança e novas tecnologias, observando, mas também produzindo, essas novas formas contemporâneas híbridas; inserindo e contextualizando a Escola de Dança no ambiente tecnológico e digitalizado em que vivemos.
Ensaio Cia de Dança devezaluis@gmail.com A Ensaio Cia de Dança tem como proposta, descobrir e agregar arte na comunidade.
Escola de Ballet e Arte escoladeballetearte@hotmail.com http://www.escoladeballetearte.blogspot.com.br/ https://www.facebook.com/pages/Escola-de-Ballet-e-Arte/294082423938578 A Escola de Ballet e Arte ministra aulas de Ballet, Jazz, Dança Contemporânea, Dança do Ventre, Pilates de solo, Natação infantil e Hidroginástica. A referência desta empresa se faz através de apresentações feitas para o público interno e externo, e também em festivais nacionais e internacionais sempre trazendo troféus, representando muito bem seu nome e o da Bahia. A Escola de Ballet e Arte nos seus 17 anos vem formando bailarinos, conquistando várias premiações na área da dança e levando a sua arte para comunidades carentes oferecendo bolsas de ballet e jazz a 25 crianças e adolescentes.
ExperimentandoNus Cia. de Dança experimentandonuscia.danca@hotmail.com http://experimentandonus.blogspot.com.br A Cia. tem como proposta desenvolver e investigar estéticas em dança a partir de temas e questões de relevância social onde as inspirações dialogam cenicamente com elementos cotidianos.
Federação da Dança monicanvieira@hotmail.com Promover processos coreográficos com criação e circulação de espetáculos. Realizar atividades compartilhadas, como debates, encontros periféricos e ensaios abertos.
Forró Classe A tau.macedo@gmail.com https://www.facebook.com/pages/Forr%C3%B3-Classe-A/1481992212012364 Forró Classe A tem a proposta de ensinar Forró Universitário e o Forró Roots durante todo o ano, resgatando as músicas do pé-de-serra como: Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Marinês entre muitos outros.
Forró do Luar annamariasouzafranco@gmail.com O grupo tenta resgatar através do esporte, da dança, do teatro, as crianças da rua que vivem em nossa comunidade e nas comunidades adjacentes.
Frakttal companhia de dança allexandrecoutto@gmail.com Vousdoux.blogspot.com.br A Frakttal companhia de dança é um Cia que trabalha com dança contemporânea na cidade de salvador. A Frakttal não é uma Cia ativa, pois seus encontros só acontece quando tem um projeto a ser realizado.
Gato Selvagem denicuba@outlook.com A proposta do grupo é tirar meninos da rua para incluir na sociedade através da dança.
Grupo Alagados tacianecampostacynha@gmail.com Trazer os meninos para fazer formações e também combater a violência.
Grupo CoMteMpu’s – Linguagens do Corpo comtempus@yahoo.com.br www.zezolandia.blogspot.com https://www.facebook.com/comtempus O CoMteMpu’s – Linguagens do Corpo foi fundado em Salvador – BA, em 2005, reunindo artistas interessados em processos de cocriação em Dança, Performance, Intervenções e Artes do Corpo. Desde então, seus cocriadores passaram a se nomear Zezas, desenvolvendo uma proposta singular que atravessa linguagens, afetos e políticas do estar em grupo. A partir do ano de 2011, passou a atuar como uma plataforma que reúne artistas disseminados em três cidades brasileiras – Salvador, Olinda e Rio de Janeiro, realizando projetos artísticos nessas três cidades. Neste formulário estamos o cadastrando em Salvador, mas nos identificamos com um grupo transnacional.
Grupo conspiração dancastreet@gmail.com O grupo vem com um tema ,combater a violência devido aos jovens das comunidade envolvido nas drogas ou sem proporção de vida o grupo resgata os jovens de comunidade para mostrar não só estilo de dança hip hop mais também ampliar a educação nas escolas a qual lutar por um objetivo de vida melhor
grupo cultural 100%afro indígena sandra.cerqueira2008@gmail.com O grupo tem a proposta de elevação da auto estima das participante através da dança afro e valorização da cultura afro brasileira a partir da historia do bairro (parque são bartolomeu ) subúrbio de salvador que foi habitado pelo quilombo dos urubus o qual deixou uma historia rica a qual podemos se apropriar mantendo a cultura viva motivando a juventude tomar novos rumos através da dança
Grupo cultural e Junino Capelinha do Forró dwso@hotmail.com Instagran: @capelinhadoforro Nossa proposta é difundir a cultura nordestina de Quadrilhas Juninas através do Brasil , trazendo jovens e adolescentes da comunidade e adjacências a aprenderem e juntos conosco agregar cultura e valores ao nosso Estado e País .
Grupo Cultural Junino Forró Asa Branca brincantequadrilha@hotmail.com https://www.facebook.com/quadrilhajunina.asabranca.5?fref=ts O Grupo Cultural Forró Asa Branca foi fundado em 1992 a partir de iniciativa coletiva da comunidade do Cabula, na cidade de Salvador, Bahia. Realiza espetáculos coreográficos, no formato de quadrilha junina estilizada, a partir de diversos temas, com sistema semelhante a escolas de samba.Dedica-se exclusivamente a participar de concursos e adota sistema de carnê entre os participantes para custear parte da produção de figurino, cenário, adereços e a contratação de profissionais. Outra parte advém das premiações e participações em eventos juninos. Não possui personalidade jurídica, o que caracteriza certa limitação para concorrer em editais e captar recursos públicos. Total: 113 pessoas.
Grupo Dançart silvareis.cruz@gmail.com Grupo formado por adolescentes e jovens estudantes de escolas públicas e moradoras da comunidade do Uruguai e adjacências. Trabalhamos com a dança afro, resgatando sua história e criando coreografias com músicas de artistas baianos.
Grupo de dança amor eterno danadhon.e@live.com Grupo de dança amor eterno O grupo tem um dilema. “EXPRESSAR O SENTIMENTO ATRAVÉS DA DANÇA”
Grupo de Dança Contemporânea da Universidade Federal da Bahia dan03@ufba.br O Grupo de Dança Contemporânea da Universidade Federal da Bahia (GDC) traz consigo um processo histórico implicado no seu nome. Num momento em que se falava a respeito da modernidade da dança no Brasil, surgiu, no âmbito da UFBA, um grupo comprometido com o termo que lhe nomeia – dança contemporânea – com o objetivo de traduzir o anseio singular de vanguardismo nutrido na capital baiana dos anos 60. O GDC tomou forma e foi fundado, oficialmente, em 1965, pelo coreógrafo alemão Rolf Gelewski, mas a semente já fora despontada durante a fundação da Escola de Dança da UFBA, em 1956, com a dançarina e coreógrafa polonesa Yanka Rudzka, que iniciou com alunas um Conjunto de Dança Contemporânea.
Grupo de Dança de Salão Daniel Sena acproducoeseventos@hotmail.com Aulas de Dança de Salão com o objetivo da prática de terapia sócio emocional visamos o entretenimento e a formação de profissionais em dança
Grupo de Dança Um Só Coração leonardo8709@hotmail.com O Grupo de Dança Um Só Coração foi criado em 26.07.2009 por meio do projeto escolar denominado Escola Aberta, situado na escola Luis Fernando Macedo Costa, bairro Cajazeiras VII (Águas Claras). O grupo tem como objetivo mostrar a importância da dança na escola e na sociedade, sendo a mesma um instrumento de socialização para a formação de cidadãos críticos, participativos e responsáveis. Alem do mais: A dança na escola e na sociedade não e arte do espetáculo é educação através da arte.
Grupo de Investigação no Espaço do Movimento e Conhecimento – Corpo que Dança do IFBA guiofontes@yahoo.com.br Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCIIOmEmIMhmFcP6HcVvazDQ Facebook: https://www.facebook.com/guiofontes?fref=ts Blog: http://artesifba.blogspot.com.br/2010/10/grupo-corpo-que-danca-do-ifbahia.html O projeto do “Grupo de Investigação no Espaço do Movimento e Conhecimento – Corpo que Dança do IFBA”, intitulado “A Dança em Conjugação de Saberes e Interligação do Conhecimento” propõe a interação da Arte , Cultura e Ciência, que propicia a interdisciplinaridade, a autonomia responsável do aluno e estimula a criatividade, bem como a aquisição de novos conhecimentos. Desta forma, possibilita a aproximação das ciências, dentre os diversos cursos oferecidos pelo IFBA, onde os alunos integram teoria à prática, ou melhor, teoria em prática, conforme a observação e criação do olhar individual ao coletivo no âmbito da convivência com o outro e o meio sócio-cultural.
Grupo de Pesquisa Poética Tecnológica na Dança ivanisantana.mapad2@gmail.com www.poeticatecnologica.ufba.br Certificado pelo CNPq, o GP Poética realiza pesquisas relacionadas ao uso das novas tecnologias digitais no campo da arte. O objetivo do grupo é promover um espaço teórico e artístico entre os estudos do corpo e a cultura digital em articulação com as várias áreas do conhecimento. Nosso intuito é promover a reflexão, pesquisa e produção de obras de arte (performance, dança, música, vídeo arte, cinema) em interação com as novas tecnologias e permitir o desenvolvimento por meio de abordagens teóricas, conceituais, técnicas e artísticas neste campo transdisciplinar.O grupo incentiva e promove projetos de graduação e pós-graduação, pesquisadores e artistas em geral interessados ​​neste campo.
Grupo de valsa emoções gleice_oretorno@hormail.com Grupo de valsas com mistura de ballet, que veio pra modificar um pouco da dança tradicional. Nossa proposta é mostrar que na dança tudo vale ser esquecer das regras.
Grupo de Valsa Eterna Paixão girlanalmeida@hotmail.com Trabalhamos com o social, levando cultura às pessoas menos favorecidas.
Grupo de Valsa Expressarte souldheel@hotmail.com O Grupo de Valsa Expressarte trabalha com 56 alunos da comunidade Tancredo Neves, visando integrar os jovens com a Valsa e o ballet contemporâneo.
Grupo de Valsa Flexionando tiago_rocha11@yahoo.com.br YouTube : GVF ( Flexionando) O Grupo de Valsa Flexionando tem como objetivo leva para toda sociedade a dança clássica (valsa) , e com através da dança eles possam expressar o que estão sentindo , e ocupar a mente com cultura arte , ao invés de se perder em caminhos errados na sociedade .
Grupo de Valsa Novos Talentos grupodevalsanovostalentos@outlook.com Site: http://gvnovostalentos.wix.com/gvnovostalentos Facebook: GrupoDeValsaNovosTalentosOficial Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC2WZN1beVCQOO3F-e6T8f5A O GVNT é um trabalho social que em 14 anos de existência mais de 200 jovens passaram por seu elenco, sempre com a filosofia de forma novos talentos no mundo da dança. Se destacou no mundo da Valsa, por sua criatividade, movimento coreográfico e com um interesse em sempre inovar e surpreender a platéia mais também sempre apoio em seus integrantes a filosofia totalmente voltada para a valorização da ética e respeito ao próximo. Hoje com 14 anos, o Grupo de Valsa Novos Talentos não se restringe ao ritmo valsa, nossas coreografias apresentam diversos ritmos como principalmente Ballet, Contemporâneo e Moderno. Possuímos hoje 47 componentes.
Grupo de Valsa Por Amor leonardo.santana-18@hotmail.com Recrutar jovens para apresentar cultura através da dança, retirando-os do mundo das drogas e da criminalidade.
Grupo de Valsa Química Perfeita nego_jadson@hotmail.com https://www.facebook.com/valsaquimicaperfeita?ref=hl O Grupo De Valsa Química Perfeita, tem como objetivo reduzir a vulnerabilidade social, com atividades de dança como: valsa e lambada.
Grupo de Valsa recordação delly_shel@hotmail.com Dançamos com o ritmo da Valsa, coreografias para festivais, apresentações e aniversários.
Grupo de valsa sabor da paixão dannielasantos.souza@gmail.com O grupo de valsa sabor da paixão atua do bairro Lobato não temos patrocínio trabalhamos da forma que bois achamos melhor pra todos
Grupo de Valsa Sedução ariane.felix@ymail.com Trabalhar com jovens da comunidade mostrando a dança neo-clássica.
Grupo de Valsa Sintonia do Amor alexsantos52@hotmail.com Formar grandes profissionais na dança visando ocupar a mente dos jovens com esse trabalho voluntário.
Grupo de Valsa Uniforme fabiomessiasdossantos@yahoo.com.br Nosso objetivo é desenvolver a cidadania e o social através da dança.
Grupo Estado Dramático estadodramatico@gmail.com ESTADO DRAMÁTICO é uma linha de pesquisa cênica que entende o próprio sentimento como matéria passível de ser representada, dando formas ao corpo de acordo com o grau de agregação de determinados estados psicofísicos. O som é entendido como corpo nesta linguagem, buscando uma figura una, por isso, a sonorização na representação, vai além da linguagem cotidiana e cria ambientes e sentimentos sonoros. Enfim, elementos espetaculares que estruturam a criação de um trabalho cênico, buscando um estado alterado, uma energia híbrida e amorfa, dando vida real a um ser, um ente.
Grupo Experimental de Jazz gedejazz2010@gmail.com facebook.com/grupo experimentaldejazz YouTube.com/grupoexperimentaldejazz Grupo que propõe realizações de trabalhos artísticos em dança utilizando a movimentação jazzística como ferramenta de criação. Alem de trazer para seus intérpretes a interação com outras linguagens artísticas
Grupo Farrucos de Música Flamenca farrucos.flamenco@gmail.com O Grupo Farrucos de música flamenca realiza pesquisa e divulgação sobre música e baile flamenco. Formado por 1 guitarra, 1 percussão, 2 cantores e 1 bailarina, o grupo tem levado a espaços culturais e teatros de Salvador e cidades vizinhas o formato tradicional de tablado espanhol, mostrando composições de baile e de músicas autorais.
GRUPO iNsight damasiofernandes@yahoo.com.br Formado em 2013, o Grupo iNsight atua na cena das danças urbanas de Salvador com objetivo de diversificar e fortalecer o movimento hip hop soteropolitano, não só na cena de dança e em outros espaços do hip hop como grafite , mc e DJ. Fortalecendo principalmente as danças urbanas.
Grupo Intercena Bahia carmen.paternostro@gmail.com www.grupointercena.com.br O Grupo Intercena foi fundado em 1976 pela dançarina e coreografa Carmen Paternostro. O Intercena fez parte dos grupos que eram residentes no Instituto Cultural Brasil Alemanha – ICBA. Nesta primeira fase do grupo, participavam os dançarinos, Reginaldo Flores – Conga, Tereza Oliveira, Suki Villas Boas, Macalé. Alem das convidadas especiais Carla Leite e Marli Sarmento que também dirigiram e coreografaram para o grupo. O Grupo Intercena fez parcerias com diversos grupos de música como: Grupo Sangue e Raça de Santo Amaro, Grupo Baiafro, Banda do Companheiro Mágico. A partir de 1992 até os dias atuais o grupo mantém (com intervalos) espetáculos de teatro e dança.
Grupo Romance da Valsa novoninho14@hotmail.com Interagir com os jovens e buscar orientações, cursos profissionalizantes, parcerias com empresas privadas ou governo, enfim, buscar lucro para todos os membros do grupo.
Grupo X de Improvisação em Dança grupoxdeimprovisacao@gmail.com blog: www.grupoxdeimprovisacao.blogspot.com.br facebook: Grupo X de Improvisação Fundado em 1998 pelos professores Fafá Daltro e David Iannitelli, o Grupo X de Improvisação em Dança surgiu a partir de trabalhos de extensão, oficinas e projetos na Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia.Tem como característica principal o trabalho com a improvisação em configurações de danças. Outro tema principal que norteia o trabalho do grupo é a acessibilidade de pessoas com deficiência aos bens culturais. Por este motivo, foi o pioneiro em audiodescrição de imagens para pessoas com deficiência visual, em seus espetáculos.Transitando nas fronteiras da dança com as demais artes, visa explorar a criação e expressão coreográfica com cantores, dançarinos, atores e performers.
HIS Contemporâneo de Dança iacerqueira@hotmail.com http://hiscontemporaneodedanca.blogspot.com.br/ O Grupo HIS Contemporâneo de Dança surgiu em 1998 em Salvador/BA com três integrantes, todas artistas independentes da cidade de Salvador e alunas da escola de Dança da UFBA. Sua formação é composta por Iara Cerqueira (Direção Geral) e Aroldo Fernandes (Direção Artística). Atualmente também como Professores da UESB, desenvolvem grupos de estudos, projetos artísticos e encontros para discussão e reflexão, pensando a dança como produção de conhecimento. Desde sua fundação o grupo sempre esteve envolvido nas atividades relacionadas à dança, processo de criação e improvisação em Salvador e outros estados do Brasil. Participou também de residências e projetos nos EUA e Europa.
Independente de Rua independentederua@gmail.com O Independente de Rua, criado em 2002. É reconhecido pelas suas atividades de formação,apresentações artísticas, produção, organização de eventos e articulação nas praças, bairros e periferias, reconhecendo que a rua é o espaço para estimular os novos adeptos, criar, ensaiar, mostrar e idealizar projetos de arte na rua, com objetivo expandir a cultura Hip Hop. Ao longo destes anos vem realizando encontros, palestras e oficinas na Praça da Sé, e em várias partes da cidade e do estado. Em 2009, começaram uma parceria com o festival internacional dos EUA, e desde 2002,foi o primeiro grupo de dança de rua a realizar batalhas e contribuir com emancipação da dança de rua em Salvador.
InRitmo inritmo@hotmail.com www.inritmo.com www.facebook.com/inritmocrew Formado em 04 de Maio de 2014 por bailarinos solistas de Salvador-BA, na busca em desenvolver um trabalho contemporâneo com base na técnica das Danças Urbanas, o Grupo de Dança InRitmo tem se destacado pelo o alto nível técnico de seus bailarinos para um estilo coreográfico extremamente inovador e pela capacidade de se adaptar a qualquer performance. Tanto como um coletivo e como solo. É um dos primeiros grupos de Popping em Salvador/BA permanente. O Grupo InRitmo apresenta um trabalho aprofundado de experimentação que mistura dança funky styles e influências do Hip Hop Freestyles (técnicas baseadas em improvisos envolvendo seus fundamentos).
Interações marcelogalvao@yahoo.com.br www.facebook.com/ciainteracoes A Cia Interações é composto por 6 bailarinos e 1 artista visual, tendo surgido em 2006 na Universidade Federal da Bahia no trânsito entre a Escola de Dança e Escola de Belas Artes. Em sua trajetória a pesquisa em dança e suas vertentes é campo de atuação do grupo. Entre vídeos dança, exposições fotográficas, espetáculos, performances, artigos, instalações e grupo de estudo. Em seu percurso, o grupo coleciona doze produções artísticas. Já circulou em diversas cidades brasileiras e Canadá. Atualmente tem desenvolvido trabalhos artístico-acadêmicos com princípios que as danças de salão trazem em sua potencialidade como rico eixo referencial de investigação e composição na contemporânea de dança
João Perene Núcleo de Investigação Coreográfica joaoperene@joaoperene.com.br www.joaoperene.com.br_x000D_ facebook/João Perene Núcleo de investigação coreografica_x000D_ youtube/nucleojoaoperene Acreditando existir uma intertextualidade e logo, não existir fronteiras entre as linguagens artísticas, o Núcleo de investigação Coreográfica visa reunir diferentes sensibilidades alem dança, que estejam conectadas com a pesquisa “do novo” com um único propósito:
_x000D_ Através desta aliança, fortalecer o pensamento e a criação da dança contemporânea pesquisada e produzida na Bahia.
_x000D_ Longe de resumir o resultado a um simples espetáculo de entretenimento, o objetivo, é de se constituir uma reflexão sobre a nossa identidade e representatividade , oferecendo ao publico ávido por novas informações e divertimento, espetáculos com a diversidade no âmbito de pesquisas e linguagens cênica.
Kartola Crew jeferson.loke@gmail.com Uma crew que tem como objetivo abrange os diversos estilos da dança hip hop e de outros ritmos.
Katharsis Companhia de dança katharsisciadedanca@gmail.com http://youtu.be/B5l0IBOB7Po A Katharsis Companhia de Dança, atua na cidade de Salvador desde 2011. Fundada pelo diretor e coreografo Filipe Monte Verde,graduado em dança pela Universidade Federal da Bahia, a Katharsis Cia de Dança destaca – se em apresentar trabalhos que partem do mundo íntimo para o mundo exterior, utilizando da linguagem do Contemporary jazz . A companhia é independente e funciona todos os sábados na escola de dança da UFBA . Em sua trajetória , a Cia ganhou destaque no cenário da Dança em Salvador por participar de festivais de nível Nacional e Baiano, ganhando também muitas premiações.
Kerigma Dance otinho_melo@hotmail.com https://www.facebook.com/pages/Kerigma-Dance/661738073926350?ref=ts&fref=ts A proposta do grupo é conquistar os jovens do bairro de mata escura criando um grande trabalho através da dança, realizando projetos que possam cada vez mais afastar o jovem das perdições do mundo, e trazê-los para ter uma vivencia com a arte e se doar cada vez mais pra dança.
Koru cia de danca nilmara_ariel@hotmail.com Cia em construção, em pesquisa, a formação e proposta de estudo.
Malezinho jspinho70@hotmail.com O Malezinho é um projeto social do Bloco Afro Malê Debalê que resgata crianças e jovens de 4 a 17 anos das ruas, através da dança e da música livrando-os da marginalidade e inserindo-os na sociedade como cidadão de bens. O Projeto desenvolve uma ação estimulante da auto-estima, promove a autonomia dos alunos a perceberem e se reconhecerem enquanto crianças negras, através da cidadania etnico-racial. Também trabalha com as leis 10.639 e 11.645 e com a reconstrução da identidade negra.
Mantra Cia De Dança ciamantra@ig.com.br www.econtemporanea.com.br A Mantra Cia de Dança fundada em 1986 por um grupo de bailarinos baianos tem como principal fonte de inspiração a Dança teatro e a Dança contemporânea. Realizou 6 tournées nacionais percorrendo as principais capitais brasileiras. A companhia realizou viagens internacionais para Lyon e Toulouse na França, para Nova York e para Frankfurt na Alemanha.Foi agraciada com o prêmio Funarte para circulação com o espetáculo “CRASE” e com os editais Ninho Reis e Yanka Rudska com o espetáculo “O CARVALHO”. Já coreografaram para a Cia.: Marcelo Moacyr, Tíndaro Silvano,Antônio Carlos Cardoso, Simonne Rorato, Armando Pekeno, Paulo Fonsêca,Jorge Alencar, Giovanni Luquini, Marcos Moura, Ana Mondini.
New Black elisiosalles@hotmail.com https://www.youtube.com/watch?v=U3zXsR8ryr0 Face: Elisio Salles New Black, uma só família, um só coração. Juntos nesta luta, nesta batalha afim de que todos nós sejamos conhecidos no mundo da dança, da arte, da cultura. Trabalhamos por amor, por gostar mas, também tem o lado de necessidades do grupo, em termo de figurino, transporte para deslocamento para apresentações em vários lugares. Estamos aqui a disposição para o mundo melhor na ária da dança no qual vem tirando vários jovens da criminalidade, drogas etc.
Núcleo de Educadores Ritmos silvareis.cruz@gmail.com Grupo formado por educadores que trabalham com dança em escolas, espaços culturais e comunidades. Trabalhamos na linha da arte educação com os ritmos dança afro, dança de rua, pagode e jazz.
Núcleo Interno de estudos, projetos, pesquisas e outras ações do BTCA btca.nucleodepesquisa@tca.ba.gov.br A ideia de criação deste Núcleo surgiu da necessidade de criação de um centro de referência de busca de excelência no BTCA no que tange a criação artística e pedagógica. Um espaço onde se possa pensar novas perspectivas no âmbito da dança. Com a criação deste Núcleo inauguramos um diferencial em se tratando de companhias estatais. Esta nova maneira de pensar configura-se um núcleo de reflexão de temas e ações que possibilitem a democratização da dança a partir de uma companhia oficial.
Núcleo Viladança comunicacao@nucleoviladanca.com.br Website: nucleoviladanca.com.br Facebook: https://pt-br.facebook.com/nucleo.viladanca YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCzhK3wjBHRG7Y2yumwR9klA Vimeo: https://vimeo.com/user16553281/videos Twitter: https://twitter.com/viladanca Instagram: https://instagram.com/nucleoviladanca/ Viladança é o núcleo de dança do Teatro Vila Velha. Fundado em 1998 por Cristina Castro, propõe atividades de dança na área da criação, formação, difusão e intercâmbio artístico. Tem 12 espetáculos no seu repertório, incluindo um musical infanto-juvenil, uma criação co-dirigida por Cristina Castro e Helena Waldmann (Alemanha) e uma montagem realizada com trilha sonora inédita de Milton Nascimento. O Núcleo oferece regularmente oficinas de iniciação à dança para crianças e tem um amplo programa de formação de platéia. Recentemente, deu início a um programa de residências artísticas, através do qual convida coreógrafos estrangeiros para trabalhar e trocar experiências com artistas baianos.
Olodum escolaolodum@uol.com.br https://www.facebook.com/olodum.oficial?ref=ts&fref=ts Associação Carnavalesca Bloco Afro Olodum é organização que tem como objetivo preservar e valorizar a cultura negra, buscando construir uma identidade cultural para os afros brasileiros. È  um espaço idealizado para explorar todo o potencial criativo e empreendedor dos jovens afro-descendentes, a partir de suas experiências de vida, ritmo e interesses próprios, implementando a formação de valores, que permita a convivência qualitativa com todos os segmentos sociais, envolvendo as linguagens de: percussão, dança, coral, produção cultural  e inclusão digital, trabalhando paralelamente a questão da cidadania étnico-cultural.
Opaxorô Companhia de Dança antoniomarques30@gmail.com A Opaxorô é fruto do trabalho artístico desenvolvido na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE Salvador, que ao longo dos seus 46 anos de existência vem trabalhando, no sentido de promover a saúde, educação, capacitação profissional e inclusão social das pessoas com deficiência intelectual.
Oya Bumba oyabumba@gmail.com https://www.facebook.com/oya.bumba?fref=ts O Grupo é formado por de Pesquisadores e membros da comunidade do alto da Sereia. Na ocasião, apresenta um repertório de variados ritmos que aliados às belíssimas composições individuais ou coletivas, traduzem ao vivo, um espetáculo de rara beleza, genuinamente brasileira. sobre as Tradições, Rituais e Linguagens da Cultura Popular
Passos Crew passoscrewoficial@live.com https://www.facebook.com/pages/Passos-Crew/256510357809258?fref=ts Canal You Tube : Passos Crew O grupo Passos Crew, tem como proposta a longo prazo difundi a dança popping na BAHIA, através dos projetos, Sarau Passos Crew, Arena Passos Crew, e Workshops. Alem de trabalhar com reflexões de problemas sociais se utilizando da dança, como o espetáculo Urbalove, e o espetáculo Crazy na Meta.
Perspectivas em Movimento perspectivasemmovimento@gmail.com http://reinventandoadiferenca.blogspot.com.br Objetiva potencializar os direitos fundamentais da pessoa com deficiência através de um programa de formação em arte e prioriza a acessibilidade na cultura.
Quadrilha Junina Germe da Era laraestrela8@hotmail.com Resgate da cultura junina nas escolas públicas e nos bairros.
Quadrilha Junina Renascer jonassilvadealmeida2405@gmail.com Alem de buscar melhorias em para educação, tirar do mundo das drogas e valorizar o potencial dos integrantes.
Ritmo da Vida ong_acao@yahoo.com.br //www.facebook.com/Ritmodoras Gostaria de informar o valor social e cultural do centro de convivência que nosso projeto realiza em duas distintas comunidades, para tanto é importante salientar que no nosso coletivo tem 40 jovens/crianças de 12 á 18 anos. e temos uma trajetória de teatros centro cultural da Barroquinha,Miguel Santana, Câmara de vereadores de Salvador, shows com Lulu Santos, Ellen Olearia, Seu Jorge, tocamos no carnaval de Salvador e diversas apresentação na cidade com objetivo de tocar através da percussão a sensibilidade da nossa juventude e atingir as crianças e jovens sensibilizando as pessoas.
sapatilhas santas juniorungido1@hotmail.com Um ministério ao qual o senhor com todo amor vem nos aperfeiçoando a viver em santidade moldando nossos jeito e fazendo com que todos os dias agente venha descer para o Senhor crescer . ministério não é ser visto é serviço!
Sarava veronicadnavarro@gmail.com Grupo de dança popular latino americana de Camaçari. funciona os sábados no espaço da ONG Diáspora solidaria Arembepe. O projeto é financiado pela ONG para trabalhar temas de gênero, raça e empoderamento da mulher. Se trabalham danças de Brasil, Argentina, Uruguai, Peru, Bolívia e Colômbia.
The Fabulous chael_serpentevenenosa@hotmail.com Trabalho andrógeno mexendo com o masculino e feminino em cima de um salto 15.
Viivace Cia de Dança balletmarilianascimento@gmail.com www.balletmarilianascimento.com.br Criação de propostas coreográficas nas quais existam diálogos entre abordagens variadas de dança: afro-contemporâneo, ballet clássico, moderno e contemporâneo.

Comments are closed.

  • Subscrever newsletter