Institucional – Fortaleza

NOME DA INSTITUIÇÃO EMAIL SITE PERFIL INSTITUCIONAL
Academia de Dança Michelle Fontenelle academiadancamf@hotmail.com academiamichellefontenelle ( instagram) A academia oferece cursos anuais , afim de aperfeiçoar seus bailarinos nas modalidades descritas acima. A academia possui também um projeto social que oferece aulas gratuitas para alunos da rede pública de ensino. Apresentações de final de ano e competições nacionais também fazem parte do nosso calendário. Professores e bailarinos estão sempre se reciclando com cursos fora do estado e fora do país em busca de aperfeiçoamento.
Associação Cultural Afro-Brasileira Bloco Camutuê Alaxé – ACABACA acaravanacultural@gmail.com Afoxé ACABACA ORA SABÁ OMI, Associação Cultural Afro-Brasileira Bloco Afoxé Camutuê Alaxé fundado em 13/05/2006, com o intuito de divulgar e preservar a memória da cultura africana e principalmente combater todo tipo de preconceito (racial, religioso, orientação sexual, gênero, etário, cultural ETC.), tendo como slogan VIVA A DIVERSIDADE! ABAIXO A INTOLERÂNCIA!, contribui para a diversidade momina no Ceará, com atuação nas comunidades Tupã-Mirim(Rosalina), Conjunto Ceará e Genibaú, onde desenvolve atividades de responsabilidade social, cultural, preservação ambiental e de cidadania durante o ano todo, homenageia e reverencia todos os orixás, porém têm como Orixá patrono Iemanjá.
Associação Cultural e Educacional Afro brasileira Nação Iracema willaupe@yahoo.com.br A proposta é de resgatar e valorizar a dança do Maracatu Cearense.
Associação de Hip-Hop Expressão de Rua mh2oparamoti@hotmail.com : http://expressaoderuacrew.wix.com/expressaoderuacrew A Associação de Hip-Hop Expressão de Rua foi criada em 22 de março de 2005 em Paramoti-CE, através do incentivo dado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura constituindo-se legalmente e regendo-se através de Estatuto Social próprio. Esta associação foi idealizada e fundada pelo seu atual presidente, Sr. Manoel Cláudio Pereira Brito, que demonstrava interesse em fortalecer o grupo cultural já existente desde 1997, e que desenvolvia um trabalho social com crianças e adolescentes através do grupo de dança, Expressão de Rua o qual explorava os elementos da cultura hip-hop em especial a dança.
Associação Vidança Companhia de Dança do Ceará vidanca@vidanca.org facebook.com/vidancaceara vidancaproducao@vidanca.org www.vidanca.org.br Cia_vidança O Vidança Cia. de Dança do Ceará, desde 1981 realiza seus trabalhos, sob a forma de ensino e criações cênicas em Dança. Construindo suas histórias pessoais como artistas, o grupo de bailarinos do Vidança, como coletivo, vem expandindo suas criações e estudos continuados, ao mesmo tempo em que faz sonhar as crianças do bairro operário da Vila Velha, como também os bairros circunvizinhos do Jardim Iracema e Goiabeiras. Esta ação dá continuidade ao trabalho que durante trinta e quatro (34) anos a Cia. Vidança realizou com as crianças e adolescentes das classes populares, residentes nos arredores do SESI na Barra do Ceará, sob a direção, sempre, da coreógrafa Anália Timbó.
Bailando Escola de Dança de Salão contato@bailando.com.br www.bailando.com.br https://www.facebook.com/bailando.fortaleza https://www.youtube.com/user/bailandofortaleza Aulas regulares de Dança de Salão em Fortaleza-CE em uma excelente localização, 2 ambientes climatizados e uma qualificada equipe de professores aplicando uma didática extremamente descontraída e acessível a todos. Ritmos oferecidos: Forró, Samba, Salsa, Zouk, Bachata e Tango.
Café Teatro das Marias – ABCVATA valtaper@oi.com.br www.teatrodasmarias.com / www.vimeo.com/ciavata Uma associação sem fins lucrativos que representa juridicamente o Café Teatro das Marias, residência da Cia Vata, além do Ponto de Cultura Ancorando no Poço da Draga UBUNTU, pontinho de cultura Escola de Musicais. E abriga projetos na área de formação nas linguagens dança, circo, teatro, música e audiovisual, além de literatura, e no eixo de difusão, difunde trabalhos da Cia Vata e da demanda artística de Fortaleza, Brasil e mundo.
Centro Cultural Bom Jardim pautaccbj@gmail.com O grupo existe há sete anos, atende cerca de 220 crianças e adolescentes. Proporcionado uma vivência múltipla, possibilitando assim o desenvolvimento de habilidades para dança bem como a inclusão e a integração de todos. Compartilhando informações relevantes na área e através de espaços de aprendizagem, de debate, pesquisa e experimentação, o curso estimula a descoberta de distintas dimensões da dança, favorecendo o desenvolvimento técnico e artístico, a criação, o diálogo com outras linguagens artísticas e áreas de conhecimento, o olhar analítico, a reflexão crítica, o pensamento autônomo e a construção de conhecimento em torno dessa linguagem.
Centro Cultural Zé Testinha centro@zetestinha.com.br https://www.facebook.com/QuadrilhaZeTestinha / www.zetestinha.com.br O Arraiá Zé Testinha, cujo nome é uma alusão ao seu marcador, Reginaldo Rogério, é uma das quadrilhas mais tradicionais do nosso estado. Eis um grupo que pesquisa, dança, faz teatro e compõe as próprias músicas. Podemos dizer que hoje a Zé é uma referência cultural do nosso folguedo. A quadrilha foi criada em 1976, no bairro Vila União, em Fortaleza. Os integrantes da quadrilha mergulharam na história do cangaço, a fim de resgatá-lo como uma das expressões mais genuínas da cultura nordestina. O grupo passou a fazer apresentações em outros estados, acumulando diferentes prêmios e troféus. É o reconhecimento aos mais de 39 anos ininterruptos de resgate das tradições populares realizados.
Congregação das Irmãs da Caridade Dom da Apresentacão cleidinhaop@hotmail.com Entidade religiosa sem fins lucrativos, com presença missionária em trinta e seis Países e presente em quatro continentes. Chegou ao Brasil em 1980. Está presente hoje em três Estados do Nordeste brasileiro, nas seguintes cidades: Alexandria – RN, Campina Grande –PB, Fortaleza – CE. Em Fortaleza desenvolve o projeto social “Espaço Vida” onde promove atividades artísticas e culturais em comunidades do Bairro Papicu onde existe um grande número de favelas. O Projeto Espaço Vida tem como objetivo ser um espaço de formação e promoção artístico-cultural que garante o acesso à formação e capacitação de aproximadamente duzentas crianças, adolescentes e jovens.
EDISCA edisca@edisca.org.br www.edisca.org.br https://www.facebook.com/ediscaong A EDISCA é uma organização educacional com centralidade na arte que tem consolidado a imagem de centro de formação de agentes culturais e construtora de espetáculos que a credenciaram a receber, em 2012, a Ordem do Mérito Cultural. Os espetáculos da EDISCA são encenados por crianças e adolescentes provenientes de áreas de grande risco social, que vem transformando suas vidas através da arte, fato inspirador a outros jovens que como eles vivem em condições sociais que impedem o pleno desenvolvimento de suas potencialidades e realização de seus projetos de vida.
Escola de Ballet Goretti Quintela escoladeballetgorettiquintela@gmail.com É um estabelecimento de ensino de caráter técnico-artístico-profissional, que há 39 anos vem trabalhando na formação de bailarinos com uma proposta educacional baseada na metodologia Vaganova, desenvolvendo o estudo da dança através da formação correta e consciente do movimento, incentivando a capacidade de iniciativa e autoconfiança.
Escola de Ballet Janne Ruth ebjanneruth@gmail.com facebook.com/balletjanneruth @escoladeballetjanneruth Uma escola de tradição há 30 anos no mundo da dança, que ensina e educa seus alunos para a vida. Uma escola de formação em dança clássica, mas que tem atividades de dança contemporânea, jazz e zumba.
Escola de Dança Alex Amorim alexamorimdancas@gmail.com Proporcionar a sociedade uma descoberta de valores como cuidado, conforto, respeito dentre outros através da dança a dois e que os praticantes tenham momentos lúdicos, felizes e preenchedores pessoalmente e coletivamente!!!
Escola de Dança Carlinhos Araújo bailaceara@terra.com.br www.carlinhosaraujo.com.br Formar instrutores e professores de dança de salão, visando inserí-los no mercado. Oferecer cursos regulares de dança de salão para indivíduos de todas as faixas etárias e classes sociais. Promover eventos de dança em locais públicos e privados, estimular a prática de exercícios através da dança.
Escola de Dança Espaço Brasil espacobrasil.escola@gmail.com www.profchocolate.webnode.com.br o intuito da Espaço Brasil é realizar um trabalho de promoção a saúde através da dança. Aproximar pessoas com interesse de descobrir na prática da dança uma atividade física, lúdica e recreativa e que possa valorizar arte e sua cultura. Porque pra nós, dançar é muito mais que movimentos.
Escola de Dança Madiana Romcy madianaromcy@gmail.com www.balletmadiana.com.br Como fui formada e professora da Escola Estadual de dança Maria Olenewa, Escola do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, trouxe a metodologia de ensino da técnica do ballet clássico para repassar tudo que aprendi para os meus alunos. A escola costuma viajar para concursos nacionais e em festivais de Escolas nos Estados Unidos. Temos os nossos espetáculos anuais e estamos sempre recebendo convites para nos apresentarmos. Nossa escola é de ballet clássico.
Escola de Dança Stylo Vip sousa.leonardo9@gmail.com https://www.facebook.com/pages/Escola-de-Dan%C3%A7a-Stylo-Vip/825872094141501 A ideia inicial foi a propagação da dança de salão no bairro formando dançarinos na comunidade e mostrando o que a dança leva de bom para a vida das pessoas e também ofertando aulas de dança de salão nos turnos da noite e aos sábados pela manhã.
Grupo Bailarinos de Cristo Amor e Doações – BCAD grupobcad@globo.com https://www.facebook.com/pages/Grupo-Bailarinos-de-Cristo-Amor-e-Doa%C3%A7%C3%B5es-BCAD/169782529740023?ref=ts&fref=ts www.grupobcad.org.br O Grupo BCAD surgiu como resultado do trabalho desenvolvido desde 1981 pela Escola de Dança Janne Ruth, que realizavam ações humanitárias por um grupo de bailarinos, fundado pela Professora e Coreógrafa Janne Ruth o Grupo Bailarinos de Cristo, Amor e Doações – BCAD é uma associação sem fins lucrativos de direito privado, atua desde 1994 no município de Fortaleza – CE, atua ainda na promoção de eventos e formação acadêmica de artistas e monitores de artes, é responsável pelo Fórum Estadual de Dança do Ceará desde 1988, bem como proponente do Festival Internacional de Dança de Fortaleza, FENDAFOR, lançou em 2010 o Livro Memorial Fendafor 10 anos. Nesses 22 anos já atendeu 15000 alunos(as).
Salto Coletivo de Dança salto.coletivodedanca@gmail.com Site: http://www.coletivosalto.com.br/ Facebook: https://www.facebook.com/SaltoColetivo Youtube: https://www.youtube.com/user/coletivosalto/ O Salto é um coletivo de pessoas que produz conteúdo relacionado à Dança e parte do entendimento que a formação de novos conceitos não se dá somente dentro de sala de aula. A proposta do grupo é oferecer outros meios para que as informações produzidas cheguem aos apreciadores/praticantes da Dança, usando as mídias existentes atualmente, como por exemplo: redes sociais, vídeos, áudios, textos etc. Todas essas informações complementam o trabalho feito nas aulas de Dança de Salão, fazendo com que o Salto Coletivo busque sempre a liderança na criação de conteúdo nessa área.
Secretaria de Cultura do Estado do Ceará guilherme.sampaio@secult.ce.gov.br http://www.secult.ce.gov.br/ A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará foi criada pela Lei nº 8.541, de 9 de agosto de 1966, se desmembrando da Secretaria de Educação, pelo então governador do Estado, Virgílio Távora, e publicada no Diário Oficial no dia 10 de agosto de 1966 (Artigo 2º), com vigência a partir de 1º de janeiro de 1967, no governo de Plácido Aderaldo Castelo. Todavia, a Lei nº 8.577, de 30 de setembro de 1966, assinada pelo governador Plácido Aderaldo Castelo, publicada no Diário Oficial no mesmo dia, em seu Art. 6º, antecipa a vigência da Lei nº 8.541 para o dia 11 de setembro de 1966, sendo esta a data oficial de implantação da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.
Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza – SECULTFOR secultfor.fortaleza@gmail.com http://www.fortaleza.ce.gov.br/cultura https://www.facebook.com/secretariadeculturadefortaleza https://twitter.com/Secultfor A Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor) é o órgão responsável pela formulação e coordenação de políticas públicas de Cultura no município de Fortaleza, desenvolvendo ações que visem à proteção da memória e do patrimônio histórico, artístico e cultural, além de viabilizar a promoção de programas que fomentem a formação, criação, produção e circulação das expressões culturais e artísticas; o fortalecimento da economia da cultura; a requalificação dos espaços públicos e o pleno exercício da cidadania. A Secultfor é um órgão vinculado ao gabinete do Prefeito e também responde pela organização e implantação do Sistema Municipal de Cultura de Fortaleza.
Studio de Dança & Fitness Academia Elianedesousa1@hotmail.com Criamos, construímos possibilidades através de nosso trabalho com a dança e condicionamento físico no que se refere à área artística oferecendo ballet para crianças a adulto, dança de salão e áreas afins. Paixão desde 11 anos de idade, período que reconheci a dança como parte de minha realização.
Studio de Dança Anjo&Luz cabral.anjoeluz@gmail.com A instituição trabalha em vários segmentos de projetos e a proposta é: valorizar a vida, por esse motivo nenhum dos integrantes das cias de dança ou projetos poderão consumir qualquer tipo de droga, envolvimento com prostituição ou violência.
Studio de Dança Inove Fight Center inovestudiodedanca@gmail.com https://www.facebook.com/inovestudiodedanca?ref=ts&fref=ts https://www.youtube.com/channel/UCQGnCqA-0KR2FTj_9frOWNw A Inove é um espaço que oferece diferentes técnicas corporais. Um lugar que valoriza o corpo, a mente e o espírito. Nossa proposta é antes de tudo a do AUTO-CONHECIMENTO. A proposta do nosso trabalho é desenvolver e difundir a dança e as artes(ciência) marcial entre pessoas interessadas em combater o stress e principalmente para aqueles que querem aprender corretamente as suas respectivas técnicas.
Universidade Federal do Ceará / Instituto de Cultura e Arte stgouveia@uol.com.br www.ica.ufc.br A Universidade Federal do Ceará é uma autarquia vinculada ao Ministério da Educação. Nasceu como resultado de um amplo movimento de opinião pública. Foi criada pela Lei nº 2.373, em 16 de dezembro de 1954, e instalada em 25 de junho do ano seguinte. Atualmente possui em torno de 102 curso de graduação e 80 de pós graduação, com um contingente estudantil de 30.000 alunos. Dentre as suas unidades acadêmicas, destaca-se o Instituto de Cultura e Arte, que possui 9 cursos de graduação, dentre eles, Bacharelado e Licenciatura em Dança que conta atualmente com aproximadamente com 140 alunos.
Usina M Academia de Dança fabiominervino@gmail.com Academia de dança no Bairro de Fátima com 500m² que oferece aulas de ballet, jazz, sapateado, hip hop, stiletto, circo, zumba e pilates. Turmas infantis, juvenis e adultas.
Vila das Artes direcaoviladasartes@gmail.com Equipamento da Prefeitura Municipal de Fortaleza e vinculada à Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), a Vila das Artes é um equipamento de formação em artes, apoio à produção, incentivo à pesquisa e difusão cultural. Funciona em um casarão localizado no centro histórico de Fortaleza, sede das Escolas de Dança, Teatro, Cultura Digital e Audiovisual, bem como do Núcleo de Produção Digital e de uma Biblioteca especializada em artes.
L.A Estúdio ltda liaary@yahoo.com Proprietária, professora e coreógrafa da academia.

Comments are closed.

  • Subscrever newsletter