Institucional – Recife

NOME DA INSTITUIÇÃO EMAIL SITE PERFIL INSTITUCIONAL
Academia Angela Botelho academiaangelabotelho@gmail.com www.academiaangelabotelho.com.br www.facebook.com/AcademiaAngelaBotelho instagram@academiaangelabotelho A Academia Angela Botelho tem por objetivo transmitir a dança como meio de crescimento do indivíduo, de forma global. Sua diretora Angela Botelho se especializou em uma metodologia de ensino para crianças que associa o ballet clássico à dança criativa, transmitindo técnica, mas valorizando principalmente a expressão individual, a motivação interior do movimento. Baseado em Laban e no aprendizado de Angele Botelho com o mestre Rolf Gelewsky. A escola é pioneiro no ensino do ballet para adultos iniciantes no Recife. Também oferece cursos de Jazz, Sapateado, Contemporâneo, Yoga, D. do Ventre. Todos os anos a Academia Angela Botelho realiza espetáculos com muita criatividade.
Acervo Recordança / Associação Reviva recordanca@associacaoreviva.org.br www.acervorecordanca.com.br O Acervo RecorDança é uma realização da Associação Reviva e desenvolve um trabalho de pesquisa, organização, catalogação e difusão da memória da dança do Recife. Fundado em 2003, já catalogou informações de artistas, grupos e trabalhos artísticos produzidos na cidade nas décadas de 70, 80, 90 e nos anos 2000. Além das ações de mapeamento, a equipe realiza também ações de difusão, tendo realizado duas exposições: “Presente Passado Movimento: a dança dos anos 80 pelo olhar do RecorDança” (2013); e “Recordança 10 anos: construir, sentir e olhar a dança” (2014), além de publicações, mostra de vídeos, palestras, seminários e outras ações pedagógicas difundindo o material histórico do acervo.
Associação dos Maracatus Nação de Pernambuco amanpe10@bol.com.br https://www.facebook.com/pages/Amanpe/1446516422298094 Fundada no dia 08 de agosto de 2009, em uma assembleia geral com a presença de 15 maracatus nação, a AMANPE – Associação dos Maracatus Nação de Pernambuco – vem concentrando suas ações na perspectiva de promover a isonomia entre todos os seus associados, seja apoiando-os no carnaval, seja criando ações que permitam aos mesmos dispor de visibilidade ao longo do ano. A AMANPE já conseguiu construir ações de grande importância, a exemplo da realização da I prévia da Noite dos Tambores Silenciosos do Recife (em 2010), o registro em audiovisual dos desfiles das três categorias do concurso de maracatus da cidade do Recife, além de outros projetos.
Associação Metropolitana de Hip Hop em Pernambuco contatoamh2pe@gmail.com https://www.facebook.com/AMH2PE?ref=hl Instituição de lutas pelos direitos sociais das juventudes em especial do Movimento Hip Hop Pernambucano.
Aya Studio de Dança studiodedancaaya@hotmail.com oferecer oportunidades de conhecimento e aprendizagem sobre a arte da dança e incentivar a arte na cultura em geral. a escola inicia o trabalho criativo da arte criando não só dançarinos e bailarinos, mas antes de tudo cidadãos, capazes de participar da vida cultural e produtiva do país com conhecimento na área artística e desenvolvendo a sensibilidade que enriquece cada vez mais profissionais de qualquer área.
Baillar Escola de Dança yonecarla.rs@hotmail.com www.baillar.com.br Escola de dança, principalmente, dança de salão.
Balé Popular do Recife bale.popular@hotmail.com Trabalhar através da metodologia brasílica os quatro ciclos da dança, carnavalesca, junina, afro-ameríndio e natalino, divulgando a cultura popular.
Ballet Cláudia São Bento balletclaudiasaobento@gmail.com https://www.facebook.com/BalletCSB O Ballet Cláudia São Bento, ministra aulas de dança contemporânea com a diretora da Cia dos Homens, e ballet clássico com metodologia cubana. Turmas para crianças a partir dos 3 anos completos e toda formação clássica, incluindo aulas para iniciantes adultos e para profissionais.
Ballet Giselle Augusto balletgiselleaugusto@outlook.com https://www.facebook.com/ballet.giselleaugusto.1 https://instagram.com/balletgiselleaugusto/ Somos uma escola voltada para a popularização do ensino do ballet clássico.
Bloco Confete e Serpentina blococonfete@gmail.com https://www.facebook.com/Blococonfeteeserpentina O Bloco Confete e Serpentina é uma agremiação carnavalesca sem fins lucrativos composto por uma media de 50 integrantes, entre desfilantes, músicos e coral. Tem como proposta manter viva a cultua pernambucana resgatando as tradições dos carnavais de antigamente . Apresenta-se com uma orquestra de pau e cordas , coral e grupo de fantasiados, entoando e dançando frevos de bloco com a tradição de distribuir confetes, serpentinas e jetones .
Bloco Lírico Boêmios da Boa Vista hugollmontalvao@hotmail.com O Bloco Boêmios foi criado para brincarmos o carnaval. Também um dos nossos objetivos é divulgar nossa cultura e transmitir a alegria do carnaval.
Carvalho Studio de Dança ale_carvalho7@hotmail.com Aulasdetribalfusioncomalecarvalho Associação de profissionalização em Dança.
Cendesculde – Centro de Desenvolvimento Social e Cultural Deveras mikaslv36@gmail.com O CENDESCULDE – Centro de Desenvolvimento Social e Cultural Deveras teve seu registro no ano de 1980, porém atua na comunidade de Brasília Teimosa (Recife – PE) desde o ano de 1969, quando a diretora de uma escola publica Cleonice Xavier de Veras resolveu oferecer para comunidade uma atividade cultural voltada para os adolescentes e jovens, durante o período dos finais de semana. O objetivo era garantir a preservação da escola e abri-la nos finais de semana, para que os adolescentes e jovens não se envolvessem com drogas. A partir de 1989, o grupo assumiu uma linha de profissionalização e iniciou a montagem de diversos espetáculos. A dança nessa nova proposta tornou-se instrumento de inclusão
Centro Cultural Cambinda Estrela wanessa.paula@hotmail.com https://www.facebook.com/maracatu.estrela https://www.facebook.com/pages/Centro-Cultural-Cambinda-Estrela/204497406247181?ref=hl http://cambindaestrela.blogspot.com.br/ Nação Cambinda Estrela desenvolve um trabalho histórico cultural riquíssimo, são 80 anos de muito trabalho e dedicação à comunidade e a cultura afrodescendente. Em 2000 ampliou suas atividades e vem desenvolvendo o Projeto Social Cambinda Estrela. Ao longo desses anos de trabalho podemos afirmar que pequenas ações como os cursos ministrados contribuem efetivamente para a sociabilidade dos meninos e meninas, bem como as aulas têm se mostrado um excelente espaço para a afirmação da identidade sócio educacional e cultural das comunidades de afrodescendentes, o que tem fortes imbricações na questão da cidadania e da inclusão social.
Centro de Capoeira São Salomão capoeirasaosalomao@gmail.com www.capoeirasaosalomao.com.br O Centro de Capoeira São Salomão é uma entidade cultural sem fins lucrativos que tem como principais objetivos a prática e o ensino da capoeira segundo os preceitos da Capoeira Angola e da Capoeira Regional. Fundado oficialmente em 28 de junho de 1997, com sede em Recife, no bairro do Pina e um núcleo na Itália. Nossa Missão é Pesquisar, difundir, ensinar e preservar a capoeira como um grande legado cultural do povo brasileiro, utilizando essa arte como estratégia de desenvolvimento pessoal e social.
Centro de Educação e Cultura Daruê Malungo centro.daruemalungo@gmail.com Projeto de educação e cultura para crianças e jovens
Cia De Dança e Teatro Cultural Evolução niltonevolucao@hotmail.com Entidade sem fins lucrativos. Nasceu na sustentabilidade de prover cultura dentro da nossa comunidade. Tirando crianças e jovens da rua.
Clube Carnavalesco Mixto Seu Malaquias seumalaquias@bol.com.br www.salvaguardadofrevo.com.br/seumalaquias clubedebonecoseumalaquias/facebook clubebonecoseumalaquias/youtube A nossa instituição tem como proposta nos campos das artes como patrimônio imaterial a transmissão e difusão de saberes do nosso grupo para divulgar massivamente a musicalidade e a dança Frevo para todo o Brasil, e exterior. Instituição criada com princípios de participar e divulgar o nosso Frevo de rua pelos quatro cantos do nosso estado, e que hoje já participa em vários editais com o intuito de poder elevar a auto estima de todos os agentes culturais envolvidos na instituição. E este mapeamento vai ajudar ainda mais a nossa divulgação em todos os campos que envolvem o nosso clube.
Colégio Motivo motivo@colegiomotivo.com.br No Colégio Motivo, o aluno é preparado por uma equipe altamente qualificada, comprometida com sua formação e seu futuro, de forma personalizada. Professores, coordenadores e supervisores estão em constante atualização profissional, buscando a excelência do ensino. É uma equipe de resultados que estimula o aluno a dar o melhor de si, através de uma sólida base de conhecimentos e uma formação humanística e ética. Aqui, o aluno é conduzido da escola para a vida, num processo de construção que propicia seu desenvolvimento integral e sua preparação para o exercício da cidadania.
Compassos Cia. de Danças cia.compassos@gmail.com Em 1990, a Compassos deu início ao projeto de formação do elenco, com a proposta de trabalhar a dança e suas possíveis interfaces com outras áreas do conhecimento. Uma constante no trabalho de pesquisa da Cia nesses 25 anos. Artes Visuais, Literatura, Teatro, Música, Filosofia, Cinema, capoeira e danças populares de PE. Servem como sêmen para a gestação e nascimento de suas criações. Em 2007 deu continuidade ao projeto de pesquisa em dança teatro do que hoje chama a Dança do Cotidiano, com os espetáculos “Sobre um Paroquiano” releitura da obra Um Paroquiano Inevitável de Hermilo Borba Filho, “Três mulheres e um bordado de sol” e “PASSO”.
Dançar Gledson Silva dancecomprazer@gmail.com www.facebook.com/dancar.gledson Ensinar às pessoas danças de vários gêneros, de uma maneira prazerosa através de professores totalmente capacitados.
Em Cena Arte e Cidadania emcena@hotlink.com.br Tem por finalidade desenvolver atividades de ensino, pesquisa e produção na área de artes cênicas, compreendendo dança, teatro e música, e promover a educação artística, cultural e cidadã de crianças e adolescentes, na perspectiva de contribuir para construção de um mundo melhor com e através da arte. Objetivos: Promover a capacitação e educação artística de crianças e adolescentes, Contribuir com a educação integral e o exercício da cidadania de crianças e adolescentes; Estimular e desenvolver pesquisas no âmbito das artes cênicas; Realizar atividades de produção artístico-culturais, estimulando a formação de plateias e a democratização do acesso da população a espetáculos cênicos.
Escola de Ballet Juliana Moura julicmoura@gmail.com Ensinar ballet clássico para todas as idades.
Escola Municipal de Frevo Maestro Fernando Borges pernadepalcomiranda@yahoo.com.br Missão: Valorizar e divulgar o passo do Frevo enquanto Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade, promovendo a formação de dançarinos/passistas e agentes multiplicadores desta manifestação popular, contribuindo para a inclusão social. Visão: Ser referência como a melhor instituição de ensino, no fortalecimento e preservação do passo do frevo em Pernambuco. Valores: Responsabilidade e Inclusão Social; Qualidade, comprometimento, seriedade e credibilidade no ensino do passo do frevo.
Escola Nossa Senhora de Fátima escolanossasenhoradefatima@yahoo.com.br Oferecer serviços educacionais de qualidade, garantindo a participação ativa da comunidade escolar, objetivando formação integral dos alunos para enfrentar os desafios da vida profissional e social, para que eles possam agir construtivamente na transformação do seu meio.
Escola Roberto Pereira Danças de Salão robertopereira.dancas@gmail.com https://www.facebook.com/AcademiaRobertoPereira?ref=hl A escola tem por objetivo disseminar a cultura das danças a dois através de um ensino consistente, com base na teoria e prática.
Escola Superior de Educação Física/Universidade de Pernambuco drirecao.esef@gmail.com www.upe.br/esef Ensino: 1) No programa de graduação (Licenciatura e Bacharelado) existe a disciplina de Fundamentos Teórico Metodológico da Dança com carga horaria de 72h para cada curso. 2) Ofertamos duas turmas na pós-graduação (lato sensu) em Dança. Pesquisa: Existe um grupo de estudo que desenvolve algumas pesquisas na área. Extensão: Através da associação atlética existe um grupo de dança. A dança já fez parte da proposta desenvolvida no projeto de extensão (projeto Santo amaro), que atende crianças e adolescentes carentes de 07 a 16 anos.
Escolas Reunidas Padre Donino rn.escolapadredonino@gmail.com A importância de discutir novas possibilidades e tendências educativas para a construção de um futuro articulado às reais necessidades dos nossos educandos.
Espaço e Grupo Endança Ltda Me e.b.endancarecife@hotmail.com www.escolaendanca.org ou www.escolaendanca.com.br O Espaço e Grupo Endança tem como objetivo ser uma escola de formação em Ballet Clássico que tem como base a metodologia Vaganova só que com uma vivência totalmente diferenciada. Ensinando e vivenciando técnicas, movimentações com metodologia voltada às aulas de dança que priorize o indivíduo e que estimule-o autoconhecimento partindo do movimento.
Espaço Experimental contato@grupoexperimental.com.br www.grupoexperimental.com.br, Instagram: @grupoexperimental Espaço sede do Grupo Experimental. Oferece aulas de dança, projetos de pesquisa, projeto social na área de formação, criações artísticas. Sala de espetáculo. Studio de Pilates e Espaço de Beleza.
Espaço Zambak lucianazambak@yahoo.com.br Oferecer aulas de dança do ventre, vivências femininas, aulas de dança flamenca e expressão corporal
Fred Salim Produções Artísticas fredsalim@gmail.com Foi criado para grupos de dança do Recife independente de qualquer estilo/técnica, aglutinar a dança da cidade.
Fundação de Cultura Cidade do Recife gerenciaartescenicas@gmail.com Desenvolver, apoiar e fomentar a cultura da cidade do Recife de modo geral e as artes cênicas em especial.
Mostra Brasileira de Dança direcao@mostrabrasileiradedanca.com.br Instagram: mostradancarecife, www.mostrabrasileiradedanca.com.br A “Mostra Brasileira de Dança – MBD” é um festival de caráter profissional, que vem sendo realizado desde 2003,no Brasil, na capital do estado de Pernambuco, Recife. Reconhecida pela sua contribuição ao desenvolvimento nas artes cênicas no Brasil por reduzir fronteiras entre as artes tem em um de seus pilares a democratização da cultura, sempre ofertando a sociedade produtos culturais a preços populares. A MBD Funciona como uma plataforma para estimular negócios e troca de saberes, entre artistas, técnicos, diretores e coreógrafos. A preservação da identidade artística brasileira é um dos pilares que norteiam a realização deste projeto. Já participaram grupos de 20 estados brasileiros e 09 países.
Movimento Dança Recife dancarecife@yahoo.com.br www.dancarecife.wordpress.com https://www.facebook.com/groups/411104142275240/?ref=ts&fref=ts Fundado em 29 de abril de 2004 , o Movimento Dança Recife é uma articulação civil, de organização coletiva e apartidário. Foi criado com o intuito de ser um canal para discussões, capaz de buscar políticas públicas para a classe, por este motivo engloba artistas e grupos de todos os segmentos de dança. O Movimento Dança Recife propõe o envolvimento com todos sem distinção de estilo, proposta técnica ou classe social, transformando-se numa importante engrenagem na conquista de espaço para a dança, somando experiências para manter um diálogo permanente com o poder público.
Movimento Social e Cultural Cores do Amanhã movimentoculturalcoresdoamanha@gmail.com www.coresdomanha.blogspot.com.br, www.grupocoresfemininas.blogspot.com.br O MOVIMENTO SOCIAL E CULTURAL CORES DO AMANHÃ (M.S.C.C.A.) é uma Associação Civil, com caráter filantrópico social cultural, educacional e sem fins lucrativos, fundada em 30 de março de 2009, nos termos da legislação em vigor. Um grupo que trabalha a mais de 10 anos pelas comunidades do Recife e formado por artistas plásticos, músicos, dançarinos, grafiteiros, bboys, mc´s, Dj´s , artesões e outros artistas, arte-educadores que levam cultura e cidadania através das artes dentro e fora de Pernambuco.
Nação do Maracatu Aurora Africana auroraafricana@bol.com.br https://www.facebook.com/auroraafricana?fref=ts A Nação do Maracatu Aurora Africana foi fundada em 08 de Agosto de 2001 em Jaboatão dos Guararapes – PE por membros do Balé Popular “Form & Art”. Depois da experiência de criar um grupo de frevo e competir em concursos carnavalescos, os bailarinos decidiram criar um maracatu-nação, já que todos adoravam o ritmo e dança dessa deslumbrante manifestação cultural afro-brasileira. Além disso, antes do Aurora Africana, não existia nenhum maracatu-nação com registro oficial em Jaboatão dos Guararapes.
Rg Movimentos rayo_rayanne@hotmail.com Instituição particular onde são oferecidas aulas de ballet, dança fitness e dança de salão
Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (Programa Mais Educação – PME) reginaldos@educacao.pe.gov.br A Secretaria de educação do Estado de Pernambuco temo como competência gerir a política pública de educação em todo o território estadual. para a Gestão dessa políticas, dispõe de 5 Secretarias Executivas, dentre elas a Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação – SEDE. Esta, por sua vez é composta por um conjunto de Gerências dentre elas a Gerência do Ensino Fundamental – GEPAF, onde está localizado o Programa Mais Educação – PME. Esse programa é realizado em 579 escolas da Rede Estadual de Educação que ofertam o Ensino Fundamental. As escolas que fazem adesão ao PME podem fazer adesão ao conjunto de suas ações. Nestas ações são cadastradas Oficinas de Dança.
Serviço de Dança Fundação de Cultura da Cidade do Recife dancagerenciarecife@gmail.com Fundação de cultura é o braço executivo da Secretaria de Cultura e tem por finalidade promover atividades que visem a difusão, circulação, e fruição da cultura. Além de estimular a produção cultural em suas diversas formas e manifestações, recuperar e preservar patrimônios materiais e imateriais do município. O setor de dança está vinculado ao departamento de artes cênicas. Responsável pelo Festival Internacional de dança do Recife. Lançamento de fomento em dança, circulação de espetáculos dentro da cidade. Apoio a grupos.
Studio de Dança Anderson Melo studiodedanca.am@gmail.com Temos como proposta desenvolver e propagar a dança de salão, com um serviço de qualidade para a sociedade. Além disso, temos essa atividade como uma excelente fonte de diversão e obviamente de socialização, sendo assim trabalhamos a favor do bom desempenho físico e psíquico dos nossos clientes.
Stúdio de Danças studiodedancaspe@studiodedancas.com.br www.studiodedancas.com.br Com direção de Ruth Rozenbaum e Lúcia Helena Gondra, o Studio de Danças dedica-se há mais de 30 ano ao ensino de ballet clássico em nossa cidade. Fundado em 1978, mantém um caminho firme e aberto na formação do bailarino, levando muito a sério este árduo e desafiantes trabalho de ensino-aprendizagem da dança, oferecendo uma sólida estrutura clássica baseada na pedagogia russa de ensino, procurando sempre oferecer aos alunos e amantes da dança, oportunidades de conhecer e experimentar novas técnicas desta arte. Com esta visão, tem levado ao grande público espetáculos, cursos e eventos de repercussão nacional. Possui ainda o Teatro Ribalta, lugar de grandes manifestações culturais.
Studio de Danças Aneska França aneskafranca@hotmail.com No studio de danças Aneska França possuem aulas de ballet clássico, dança de salão, dança do ventre, hip hop.
Studio Simone Shahyd simoneshahyd@hotmail.com http://simoneshahyd.wix.com/studiosimoneshahyd, https://www.facebook.com/simoneshahyd No Studio são ministradas aulas de Dança do Ventre para diversos níveis, onde além do aprendizado da técnica e dos elementos da dança, também são trabalhadas: * Práticas de relaxamento * Meditações visualizadas com foco no despertar e redescobrir do feminino * Exercícios de Expressão Corporal. O trabalho é realizado visando uma melhor harmonização entre corpo, mente e espírito e buscando o despertar, a (re)descoberta e a (re) conexão com o feminino existente em todas nós. Buscamos sempre aliar a prática da dança ao bem-estar.
Universidade Federal de Pernambuco arte.ufpe@gmail.com https://www.ufpe.br/, https://www.facebook.com/ufpe.br A Universidade Federal de Pernambuco é uma instituição de ensino superior pública federal brasileira, mantida pelo Governo Federal do Brasil. Está sediada na cidade do Recife, no estado de Pernambuco, Brasil. A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) é uma das melhores universidades do País, em ensino (graduação e pós-graduação) e pesquisa científica, sendo a melhor do Norte-Nordeste, segundo avaliações dos Ministérios da Educação (MEC) e de Ciência e Tecnologia (MCT). As avaliações levam em consideração, para a graduação, os índices de desempenho dos alunos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), a estrutura das instituições e o investimento em professores e nos cursos.

Comments are closed.

  • Subscrever newsletter