Institucional – Rio de Janeiro

NOME DA INSTITUIÇÃO EMAIL SITE PERFIL INSTITUCIONAL
A.C.E.M.S.P.B.P.E.M.D – Associação Cultural Escola de Mestre Sala Porta Bandeira e Porta Estandarte Manoel Dionísio – RJ mestredionisio1@ig.com.br A Escola tem como objetivo manter a dança tradicional do Mestre Sala Porta bandeira e Porta Estandarte. Incentivando crianças, adolescentes, adultos e a “melhor idade” a prática artística do caranaval através da Dança. Onde ao longo dos 25 anos de resistência cultural promove a inserção de aproximadamente 100% de casais nas escolas de samba do Rio de Janeiro. Tendo como foco a construção de cidadania destes indivíduos.
AAB Associação de Artes do Brasil marketing.aab.rj@gmail.com www.associacaodeartesdobrasil.com www.facebook.com/associacaodeartesdobrasil A A.A.B. é uma Associação privada sem fins lucrativos que visa a expansão e valorização da cultura no país. O Brasil tem muitos jovens talentos sedentos por estudos e carentes de valorização do seu trabalho, e este é o objetivo da A.A.B.: não só instruir como também permitir a juventude artística mostrar seu trabalho, pensando na valorização e conexão das variadas artes e enaltecendo o potencial da juventude e do trabalhador brasileiro. A Associação de Artes do Brasil quer um país com acesso à cultura para todos.
Academia De Artes Josias Nascimento academiajosiasnascimento@yahoo.com.br https://www.facebook.com/academiadeartesjosiasnascimento?ref=settings Academia de Artes, com cursos livres de : Ballet Clássico, Jazz, Dança Litúrgica, Sapateado, Moderno, Contemporâneo, Piano, Teclado, Teoria Musical Entre outros…
Academia de Dança de Salão Nice tony_machado2@hotmail.com https://www.facebook.com/dancanice Nosso método de ensino e formação, herdada de nossa experiência no Social Ramos Clube, somada ao ambiente familiar e de bem-estar social, esquecendo-se do estresse diário, aliado ao exercício terapêutico físico e espiritual proporcionado em nossas aulas, é sem dúvida, o diferencial de nossa Academia. É com muito orgulho que podemos dizer que ajudamos na formação de alguns profissionais da atualidade, tais como: Thiago Tsunamy, Robertinha Stephanie, Hygor Valente e da antiga como Marcelo Chocolate, Ronaldo Assis, Léo Pers dentre outros. Continuamos nesse trabalho cotidiano e prazeroso de receber novos alunos e ajudar na formação de futuros profissionais da dança de salão.
AL-DABARAN wlavi.neck@gmail.com https://www.facebook.com/Espaco.Aldebaran A Dança Cigana nos proporciona vivenciar e conhecer outras culturas, sua diversidade nos possibilita o estudo de danças de diversos países. Proporciona conhecimento de forma lúdica, de diversos contextos geográficos, históricos e culturais. O grupo Al Dabaran utiliza a arte da dança como ferramenta educacional e de Promover atividades direcionadas á divulgação da Cultura Cigana e disseminação de suas tradições entre os não ciganos com o objetivo de conscientização, esclarecimento, e perpetuação de uma Cultura imensamente rica e sob o risco de se perder.
Amaragão Edições De Periódicos, Produções De Eventos E De Dança Ltda contato@jornalfalandodedanca.com.br www.jornalfalandodedanca.com.br, http://amaragao.blogspot.com.br, http://falandodedanca.blogspot.com.br, https://www.facebook.com/JornalFalandoDeDanca, https://www.facebook.com/dancadesalao.bicentenario, http://premioculturadadancadesalao.blogspot.com.br, https://www.youtube.com/user/leonordancenews A proponente publica livros e periódicos culturais e produz eventos, inclusive exposições e congressos. É a editora do Jornal Falando de Dança, periódico cultural, mensal e gratuito, direcionado ao segmento da dança de salão.
Amlid Jazz Dance amlidjazzdance@bol.com.br Facebook – Amlid Jazz Dance Youtube – canal de Amlid Lopes Escola de dança com várias modalidades de ensino no Rio de Janeiro. Cursos livres de Modern Jazz, Dança de Rua, Dança do Ventre, Dança Cigana e Baby-class. Mantenedora do Projeto Fábrica de Estrelas em Maria Joaquina – Cabo Frio.
Aqua Rio assquario@gmail.com https://www.facebook.com/aquariorj https://www.facebook.com/ForumDeQuadrilhasJuninasRj httpd://www.facebook.com/conaqj.rio Tem como finalidade estar representando o movimento Junino junto ao poder Público, para tal estar reconhecendo e apoiando. Organizamos o Estadual de Quadrilhas Juninas. Debatemos junto com os representantes de Federações e Grupos sobre o crescimento, qualidade e o futuro desse movimento. Isso é feito no Fórum Junino, que é um encontro anual fora da temporada.
Artemforma Dança & Saúde artemformarecepcao@globo.com Administrar aulas de ballet, jazz, sapateado, contemporaneo, Hip Hop.
Articule Produções contato@articuleproducoes.com www.articuleproducoes.com www.facebook.com/articuleproducoes www.facebook.com/perfilarticule www.facebook.com/mostradedanca.expodance www.facebook.com/mostraexpodance Desde 1997 realizamos a Mostra de Dança Expodance. A Mostra de Dança Expodance é realizada em vários palcos e regiões do Rio de Janeiro desde 1997, completando 18 anos em 2015. Destaques da Expodance: – Já foi realizada em 13 palcos, de 15 bairros e 5 cidades do Rio de Janeiro; – Mais de 10 mil bailarinos já participaram; – 78 dias de evento nesses 18 anos; Grandes nomes da dança já participaram da Expodance: Deborah Colker, Fly e a saudosa Maria Antonietta. O intuito é exatamente o de misturar, unir estilos, pessoas e a cultura de cada região.
ASMAHAN Escola de Artes Orientais asmahan@asmahan.com.br asmahan.com.br fb.com/asmahanbr escola especializada em dança do ventre, tribal fusion e tribal americano. metodologia própria. pioneira em aulas e shows de tribal fusion no rio de janeiro.
Associação Cultural Afro Carioca ac.afrocarioca@gmail.com Facebook.com/carloseduardoescoladedanca Formação de bailarinos profissionais no interior do Estado, na cidade de Sao Pedro da Aldeia, Rio de Janeiro.
Associação Cultural Escola de Mestre -Sala, Porta Bandeira e Porta Estandarte Manoel Dionísio – Rio mestredionisio1@gmail.com www.escola mestredionisio.net.br Preparar casais de mestre-sala, porta-bandeira e porta-estandarte para o carnaval do rio de janeiro.
Associação Cultural Panorama nayse.lopez@panoramafestival.com http://www.acpanorama.org/ https://www.facebook.com/espacopanorama.pontodecultura?ref=ts&fref=ts A Associação Cultural Panorama (ACPAN) é uma entidade sem fins lucrativos criada em 2007 que abrange diversos projetos culturais, especialmente artes cênicas, sendo o Festival Panorama, realizado no Rio de Janeiro, o principal deles. O Festival Panorama é respeitado nacional e internacionalmente pela excelência e qualidade artística, sobretudo em dança, performance e artes do corpo, e também pelo seu histórico de formação de público e democratização do acesso às artes. A ACPAN também realiza os projetos Entrando Na Dança, Videoteca Panorama, Colaboratório e Escola de Festivais.
Associação Dançando Para Não Dançar projetodancando@gmail.com DANÇANDO PARA NÃO DANÇAR Artes e entretenimento O Projeto Dançando Para Não Dançar tem como objetivo ensinar balé clássico para crianças e adolescentes de comunidades do Rio de Janeiro, oferecendo novas oportunidades de para esse público. Além das aulas de balé, as crianças recebem, ainda, assistência médica e odontológica, assistência psicológica e reforço escolar com fonoaudióloga, inclusive para os familiares diretos (pais, irmãos e avós). Dentro do contexto em que essas crianças e adolescentes estão inseridos, o Projeto representa uma oportunidade única de convívio e inserção no mundo da dança e da cultura, possibilitando um aumento da autoestima e novas possibilidades de enxergar o mundo e de se relacionar com ele.
Associação dos Profissionais e Dançarinos de Salão do Rio de Janeiro david_tsc@hotmail.com Facebook – APDS – Associação dos Profissionais e Dançarinos de Salão do RJ Blog. http://apds-rj.blogspot.com.br A APDSRJ é uma associação civil, de direito privado, de caráter sócio-cultural, sem fins lucrativos, de duração indeterminada, tendo personalidade jurídica própria, distinta de seus membros, não respondendo estes, solidária ou subsidiariamente, pelas obrigações por ela contraídas. Regina por estatuto próprio e pelas demais disposições legais que lhe forem aplicadas. Instituída em 13 de janeiro de 2007, tem por objetivo promover, apoiar e divulgar a cultura da dança de salão e prover seus associados de qualificação profissional no segmento, bem como proporcionar-lhes benefícios sociais e culturais. A associação tem a missão de contribuir com estratégias e ações para a preservação da memória.
Associação Escambo Cultural culturalescambo@gmail.com www.facebook.com/escambo A Escambo Cultural se propões a atuar com as diversas linguagens artísticas, buscando democratizar a cultura e movimentar o cenário cultural carioca, colaborando na divulgação e no desenvolvimento cultural da cidade, principalmente na zona norte e oeste onde encontramos menos fomento por parte do poder público.
associação grupo cultural jongo da serrinha dyonneboy@yahoo.com.br www.jongodaserrinha.org https://www.facebook.com/serrinhajongo?fref=ts O jongo é um patrimônio do Sudeste tombado pelo IPHAN em 2005. Na década de 70, preocupados com a extinção do jongo na cidade do Rio moradores da Serrinha criaram o grupo musical “Jongo da Serrinha”, ensinando crianças, artistas e universitários a praticar o jongo e inovando em termos musicais introduzindo harmonia em seus arranjos. Nesses cerca de 50 anos de trabalho, o Jongo da Serrinha virou uma referência da cultura afro-carioca no país. Em 2000, criou uma ONG para desenvolver a comunidade economicamente e projetar o jongo em escala internacional. Em 2001, foi inaugurada a Escola de Jongo para crianças e adolescentes na comunidade. Sua missão institucional é preservar o jongo.
Associação Very Special Arts achiesorin@folha.com.br http://portoacessivel.art.br/rede Associação Very Special Arts preconiza a valorização do artista, pessoa com deficiência no país e no exterior – responsável pelo Programa Arte Sem Barreiras, precursora desde 1990 quando em 2003 após quatorze anos teve seu reconhecimento oficial pela Fundação Nacional das Artes/Funarte/Ministério da Cultura/MINC, considerado projeto prioritário pelas ações permanentes de pesquisa e experimentação no campo da arte, da cultura, da educação e dos direitos humanos com a inclusão sociocultural de milhares de brasileiros, atualmente extinto como política para o setor.
Ballet Dalal Achcar ballet@dalalachcar.com.br Centro de Arte e Cultura – Ballet Dalal Achcar conveniado com a Associação de Ballet do Rio de Janeiro tem como objetivo divulgar a arte da dança, ensinar, preparar, educar e ajudar jovens talentos. Atravès do programa e intitulado “Ballet na Educação” ensina ballet clássico, moderno, contemporaneo, jazz, hip hop, sapateado, danças à carater, folcloricas e de salão. Prepara professores especializados nos diversos níveis de ensino, concede bolsas de estudos de Formação Profissional para mercado de trabalho, realiza apresentações de espetáculos, atende comunidades mais carentes.
Ballet de Santa Teresa balletdesantateresa@hotmail.com As crianças e adolescentes, dos 3 aos 18 anos, inscritos no Ballet de Santa Teresa participam de um programa de complementação e embasamento cultural e educacional, onde desenvolvem as seguintes atividades: ballet clássico, música (cordas, sopro, percussão e coral), recreação intelectual, leitura e escrita, educação física e passeios culturais. Além das atividades regulares, também realizamos: debates temáticos, acompanhamento pedagógico e social, montagem de espetáculos e oficinas temáticas destinadas aos alunos e à comunidade.
Base Dance Studio contatobasedance@gmail.com www.basedancestudio.com.br. Fan page fb.basedabcestudio a base dance Studio , se trata de uma escola de dança e abrange artes em geral bem pole dance , artes circenses etc…vive em proporcionar qualidade de vida e bem estar com a arte da dança , com visão 360 graus no cenário artísticos agregando o que há de mais atual e proporcionar aos alunos e amantes da dança em geral.
Casa Azul contato@casazul.com.br www.casazul.com.br facebool escola casa azul Ensino de danças acadêmicas
Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro ccoreografico@gmail.com https://centrocoreografico.wordpress.com https://www.facebook.com/centrocoreografico Inaugurado em 2004 pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, é um espaço onde a dança se apresenta desde o início de forma intensa e diversa. Importante referência para a criação, produção, intercâmbio, circulação, memória e difusão da arte da dança, não só a nível municipal, como nacionalmente e internacionalmente. Localizado no bairro da Tijuca em uma antiga fábrica de cervejas tombada pelo patrimônio histórico municipal, o Centro Coreográfico foi projetado, restaurado e adaptado para atender as necessidades e particularidades da dança.
Centro CultCartolaural cartola@cartola.org.br facebook: centro cultural cartola site: www.cartola.org.br site: museudosamba.org.br Fundado em 2001, o Centro Cultural Cartola é uma organização sem fins lucrativos, que tem como objetivo a promoção da cidadania por meio da educação e cultura, motivando os jovens do Morro da Mangueira e adjacências a identificar valores culturais da comunidade a que pertencem, através de oficinas de teatro, dança, música, poesia e eventos sócio-educativos. A iniciativa do Centro Cultural Cartola propõe o reconhecimento e o respeito pela cultura afro-brasileira, com eventos que reúnem música, dança e depoimentos que mostram a força do samba, sua história. Realizamos há 6 anos trabalho com Dança de Salão – com a coordenação de Vilson Queiroz.
Centro de Artes Carisma carismacentrodeartes@yahoo.com.br face: Centro de Artes Carisma, Carisma Carisma, Alessandra Carneiro “Uma verdadeira escola ensina muito mais que respeitaras regras, ensina a respeitar o outro” Com essa filosofia acreditamos que a dança é para todos, sempre respeitando o princípio da individualidade. Sabemos que existem pessoas que nasceram com o dom para essa arte que, mesmo com muito esforço e dedicação nem sempre o caminho do sucesso é algo alcançável; porém, nada impede da pessoa ser feliz transmitindo com o seu corpo, respeitando sua individualidade, seus sentimentos, sua cultura ou até mesmo outras histórias e novas vivências.
Centro de Danca Cleber Guimarães cleber@cdcleberguimaraes.com.br Centro de Danca cleber guimarães Nossa Proposta é melhorar a qualidade de vida das pessoas através de um trabalho ludico, onde a danca como um todo, é nossa ferramenta principal.
Centro de Dança Giro Livre Ltda. centrodedancagirolivre@gmail.com www.centrodedancagirolivre.com.br www.facebook.com/Girolivre youtube Centro de Dança Giro Livre O Centro de Dança Giro Livre tem como missão o ensino da dança de salão através dos variados ritmos a dois, assim como de outras manifestações artísticas que utilizam a dança como expressão. Nosso foco principal é o ensino da dança respeitando o aluno como ser único, assim como o desenvolvimento e formação de novos instrutores de dança.
Centro de Dança Lídio Freitas (Jaime Aroxa Tijuca) lidio.freitas@hotmail.com mearoxatijuca.com.br; Escola de Dança de Salão, Coreografias e Bailados
Centro de Dança Rio Prooções Artísticas Ltda dancario@superig.com.br Escola de Formação Profissional de Bailarinos para Corpo de Baile.
CIMA.Centro Internacional Movimento Autêntico soraya@movimentoautentico.com www.movimentoautentico.com https://www.facebook.com/pages/CIMA-Centro-Internacional-Movimento-Aut%C3%AAntico-Processo-Formativo/910261679004002?fref=ts CENTRO INTERNACIONAL DO MOVIMENTO AUTÊNTICO – C.I.M.A. Rio de Janeiro – Brasil A missão do CIMA. é conectar, agrupar e inspirar diversas pesquisas e práticas baseadas no sistema MOVIMENTO AUTÊNTICO. Criado por Soraya Jorge e Guto Macedo, (SoGu), o CIMA. se estende através da participação de praticantes, alunos, criadores , artistas, músicos, psicoterapeutas, jornalistas, escritores, educadores e pessoas que se interessam por essa abordagem corporal. Um campo interdisciplinar para o aprofundamento do Movimento Autêntico ao redor do mundo: workshops, aulas, performances, encontros, congressos, seminários, festivais e estudos dirigidos. ARTE. SAÚDE. EDUCAÇÃO. Visão somática do movimento.
Conservatório Brasileiro De Dança cbdanca@hotmail.com @cbdanca www.facebook.com/ConservatorioBrasileiroDeDanca www.cbdanca.com.br O Conservatório Brasileiro de Dança foi inaugurado com a idealização de um espaço exclusivo para o aprendizado e o aperfeiçoamento de diferentes técnicas tendo se tornado rapidamente uma das maiores referências nacionais no ensino da dança e na formação profissional. Reconhecido em todos esses anos por seu trabalho dedicado e rigoroso na formação artística, o Conservatório tem continuamente conquistado prêmios em festivais nacionais e internacionais de dança e tem desenvolvido novos talentos para a carreira profissional.
Conservatório de Dança conservatoriodedanca@conservatoriodedanca.com www.conservatoriodedanca.com CODA_Barra (facebook, instagram, twitter e youtube) Somos uma Escola de Dança que tem a missão de oferecer qualidade de vida e prazer através da emoção que a dança imprime em quem a executa, atendendo do bebê ao adulto de forma diferenciada com confiança e criatividade. Oferecemos atividades de: estimulação, ballet clássico, jazz, sapateado, dança moderna, contemporâneo, hip hop, dança do ventre, dança de salão e stiletto.
ctrl+alt+dança contato@ctrlaltdanca.com [Blog] http://ctrlaltdanca.com [Facebook] https://www.facebook.com/pages/ctrlaltdança/158013357622103 [Instagram] https://instagram.com/ctrlaltdanca/ [Twitter] https://twitter.com/ctrlaltdanca [YouTube] https://www.youtube.com/user/ctrlaltdanca Grupo especializado em produção / difusão de conteúdo relativo à produção em dança e artes do corpo no Brasil, com foco em dança contemporânea e performance. Criado em outubro de 2011, o grupo também tem presença nas redes sociais Facebook e Twitter. Em 2012, seu blog foi contemplado com o Prêmio Blogueiros de Cultura, organizado pelo portal Acesso / Instituto Votorantim. Sua equipe é composta de artistas com formação acadêmica – mestrado e doutorado – em Artes.
Curso de Licenciatura em Dança da Univercidade Cândido Mendes angela.ferreira@candidomendes.edu.br UCAMIPANEMA A Universidade Cândido Mendes abriga o Curso de Dança/Licenciatura desde fevereiro de 2014, em princípio acolhendo os ex-alunos do Centro Universitário da Cidade. Começou em fevereiro de 2015 sua primeira turma. O Curso pertence à Escola de Artes cênicas em uma proposta de formação de professores de dança.
Dança em Foco: Festival Internacional de vídeo & dança brumleonel@gmail.com www.dancaemfoco.com.br Festival internacional de vídeo e dança que promove mostras, oficinas, palestras, debates e minicursos de videodança.
EGA – Espaço Gênesis de Artes espacogenesisdeartes@gmail.com https://www.facebook.com/pages/EGA-Espa%C3%A7o-G%C3%AAnesis-de-Artes-LtdaME/170555479674631 O EGA (CNPJ 11.840.172/0001-90) é um espaço particular habilitado por lei à prática de ensino de dança(para crianças, jovens e terceira idade), teatro, ginástica, trabalhos manuais, música. Todos os profissionais do EGA são formados em suas respectivas áreas de atuação, tornando-os aptos a atender ao público Por atuar no Centro da cidade é de muito fácil acesso a todos. O EGA é um centro de Artes que nasceu de um sonho de se ter um lugar onde as pessoas pudessem exercitar e desenvolver a sua arte, em um ambiente diferenciado, acolhedor e receptivo.
Escola Angel Vianna andrea@angelvianna.com.br http://escolaangelvianna.locaweb.com.br/blog/?cat=5; https://www.facebook.com/angelvianna O projeto pedagógico desenvolvido por Angel Vianna (1928) e Klauss Vianna (1928-1992), nos anos cinqüenta em Belo Horizonte. O ensino da dança foi complementado com disciplinas como música, ioga, anatomia, fundamentos do movimento, pelo método de sensibilização corporal, para tanto, foram explorados elementos de seus estudos como também a percepção óssea, a propriocepção, a improvisação e o ritmo. Decidiram reabrir sua própria escola no Rio de Janeiro com o filho Rainner em 1983 -, 1985 teve início a formação técnico de “Bailarino Contemporânea” e em 1990 “Reeducação Motora e de terapia através da Dança”.
Escola de Dança Alice Arja alice@alicearja.com.br www.alicearja.com.br Professora e Diretora Artística da Cia de Ballet do Rio de Janeiro, Membro do Conselho de Educação do Miami City Ballet School, Representante Oficial do Mercosul em Dança RJ/Brasil Iniciou seus estudos de Dança Clássica na Academia Rio de Dança, tendo como professores: Eric Valdo, Eliana Caminada, Amélia Moreira entre outros. No ano de 1984 concluiu o Curso de Qualificação Profissional em nível de 2º grau para Bailarinos de Corpo de Baile. Cursou especialização na School of American Ballet (EUA, 1982) e no Centro Pró-Dança (Cuba, 1990), onde recebeu nota máxima conferida por Laura Alonso, Diretora Geral. Desde novembro de 1999, lhe foi outorgado o título de representante do Festi
Escola De Dança Doce Mel Show camfast@ig.com.br A ESCOLA DE DANÇA DOCE MEL SHOW, FOI FUNDADA EM 21 DE JUNHO DE 1986, COM O INTUITO DE ALEGRAR A NOSSA COMUNIDADE, COM DANÇA FOLCLÓRICA QUADRILHA ESTILO ROÇA E COM O PASSAR DOS TEMPOS O GRUPO FOI CRESCENDO E MUDAMOS PARA QUADRILHA ESTILO SALÃO, POR ANO TRABALHAMOS COM MAIS DE 200 (DUZENTOS) CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS DIRETA E INDIRETAMENTE, A PROPOSTA DA DOCE MEL NÃO É FORMAR DANÇARINOS PROFISSIONAIS MAIS FORMAR CIDADÃES. DURANTE OS NOSSOS ENSAIOS TRABALHAMOS A CIDADANIA DIREITOS E DEVERES, FAZEMOS PESQUISAS NOS TEMAS ABORDADOS PARA O ANO. INCENTIVAMOS A LEITURA E OS BONS COSTUMES. FAZEMOS APRESENTAÇÕES EM ESCOLAS, ASILOS E EM DIVERSAS COMUNIDADES DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO.
Escola de Dança Espaço X Stelinha Cardoso espacox@stelinhacardoso.com.br www.espacoxstelinhacardoso.com.br, facebook: espacox stelinha cardoso Uma Escola de Dança de Salão. dedicada as atividades e preservação das raízes da cultura e técnica da Dança de Salão.
Escola de Dança Jaime Arôxa adriana.gronow@gmail.com escola de dança Jaime Arôxa Botafogo Desenvolver e profissionalizar pessoas, capacitando-as para serem grandes professores e dançarinos, assim como ensinar a Dança de Salão tornando-a possível para todas as idades e classes sociais. Oferecer a disseminação da dança de Salão com objetivo de proporcionar um exercício físico , e com isso se ter mais qualidade de vida. Além de ter um espaço voltado para cultura.
Escola de dança Jaime Arôxa Barra jaimearoxabarra@gmail.com facebook.com/jaimearoxabarra Escola de dança de salão,busca dar aulas p pessoas de 5 a 70 anos com intuito de difundir as danças de salão e proporcionar ,relaxamento conhecimento através da dança a dois.
Escola De Dança Marcelo Estrella coreografodasestrellas@hotmail.com http://escoladedancamarceloestrella.blogspot.com.br/ https://www.facebook.com/pages/ESCOLA-DE-DAN%C3%87A-MARCELO-ESTRELLA/317152451645127 A Escola de Dança foi a primeira escola criada por um profissional de dança de rua no Brasil, o professor Marcelo Estrella .Além de ser referência em Dança de Rua , a escola vem se destacando em outras modalidades como a dança de salão, o jazz, a dança do ventre, o ballet , contemporâneo, entre outros . Marcelo Estrella é coordenador do ponto de cultura Urbana e afins da cidade do Rio de Janeiro, coreografo da cia cultura urbana RJ, desenvolve cursos de capacitação pelo CQID, com reconhecimento no IBAC e foi membro do SPDRJ.
Escola de Dança Marco Bezerra edmarcobezerra@gmail.com facebook.com/edmarcobezerra https://www.youtube.com/channel/UC3k5mY3cwMEhKEEI06pzJJg Desenvolver a arte fazendo com que as pessoas tenham uma vida mais saudável e felizes.
ESCOLA DE DANCA MARTA BASTOS edmbastos@ig.com.br www.facebook.com/martabastos.escoladedanca Inaugurada em Abril de 2001 a Escola de Dança Marta Bastos com sede em Bangu, tem um programa direcionado a formação profissional e ao desenvolvimento sociocultural da comunidade. O projeto inicial deu origem a formação de um grupo profissional em 2000 ( Ballet Marta Bastos) , que dois anos depois oportuniza jovens talentos explorar uma nova pesquisa corporal baseada na cultura brasileira e criada então a Cia Khoros de Dança, formada por bailarinos que em sua grande maioria foram alunos da Escola de Dança.
escola de dança Vânia reis vaniareisprodutora@yahoo.com.br Escola dança Vânia reis Tornar a vida mais feliz ! Esse é o nosso objetivo. Ensinar uma dança de qualidade porem da forma mais espontânea possível para que nossos alunos desde o baby class ate a melhor idade, sintam que são capazes de fazer qualquer modalidade. Aumentando a auto estima, confiança , segurança. Preparando os para os enfrentamentos da vida. Timidez já não faz parte da vida dos praticantes de dança. Cuidado com a saúde também é nosso objetivo. Pois quem dança respira melhor. Caminha melhor, tem melhor postura. Prparamos também nossos alunos para o mercado de trabalho, mostrando que é possível viver de cultura de dança no Brasil.
Escola Estadual de Dança Maria Olenewa eedmotheatromunicipal@gmail.com / mariaolenewa@gmail.com https://www.facebook.com/tourenlair.eedmo?fref=ts http://tourenlaireedmo.blogspot.com.br/ http://www.eedmo.rj.gov.br/ A primeira e principal escola de dança do país, foi fundada a 11 de abril de 1927, com os ingentes esforços da grande bailarina Maria Olenewa e o poderoso incentivo do brilhante crítico de Teatro do Jornal do Brasil, Mário Nunes. Tendo como aprovado o Regulamento da Escola e a criação do Corpo de Baile, na qual a escola teria o objetivo de preparar elementos para tal companhia, encontramos uma ampla qualidade de diretores e corpo docente, especializados e apaixonados pela arte.na qual a escola teria o objetivo de preparar elementos para tal companhia, encontramos uma ampla qualidade de diretores e corpo docente, especializados e apaixonados pela arte. / A Escola Estadual de Dança Maria Olenewa foi criada em 11 de abril de 1927, tendo por finalidade a formação de bailarinos profissionais. Constitui um estabelecimento pioneiro de ensino profissionalizante, credor de um significativo acervo de realizações no campo didático, pela atividade artística e na qualidade de celeiro natural de valores, sempre a integrar os conjuntos coreográficos do Brasil e do Exterior. Ao longo de sua existência vem sendo responsável pela formação dos mais importantes nomes brasileiros que atuam no ballet seja como bailarinos, coreógrafos, maîtres no Brasil e no exterior.
Escola Técnica estadual Adolpho Bloch- Faetec rocampello@terra.com.br face- eteab oficial Cia de Atores Bailarinos Adolpho Bloch Técnico em dança Site: Cia de Atores Bailarinos Adolpho bloch Escola Técnica Estadual,ligada a rede Faetec de ensino, Secretaria de Ciência e Tecnologia que oferece cursos de ensino médio integrado ao técnico,dentre os quais: Dança,Produção de Eventos, Produção Áudio visual, Turismo e Administração. O Curso Técnico em Dança foi criado a partir do Núcleo educacional Cia de Atores Bailarinos Adolpho Bloch. A escola é dinâmica, dispondo de auditorio, Cineclube, Biblioteca, palco externo( cisterna cultural), sala de música e sala de Artes , Centro de memórias e estúdio.
Espaço de Dança Eduardo Marinho eduardomarinho@globo.com Espaço de Dança Eduardo Marinho (Facebook ) Aulas de danças de salão
Estilo de Dança Vila Isabel estilodedanca@ig.com.br Site: www.estilodedanca.com.br Blog: https://estilodedancavi.wordpress.com/ Escola de Dança especializada no ensino e promoção de bailes de Danças de Salão como: bolero, fox e samba de gafieira. Ensino de Ritmos latinos como: salsa, lambada zouk e forró. Oferecemos aulas em grupo ou particulares. Montamos coreografias para festas Realizamos espetáculos de dança
Faculdade Angel Vianna secretaria@angelvianna.com.br Escola e Faculdade de Dança, sem fins lucrativos, referência no ensino da dança no Brasil, que tem como fundamento a pedagogia corporal da família Vianna. Após mais de 20 anos como reconhecida Escola Técnica de Bailarino Contemporâneo e Reeducação Motora através da Dança, estabelece os cursos Superiores em Bacharelado e Licenciatura em Dança. Em 2005, inicia com parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA) uma Pós graduação lato senso em Estudos em Dança Contemporânea. Atualmente, conta com mais cinco cursos de Pós Graduação: Corpo, Educação e Diferenças; Metodologia Angel Vianna; Terapia Através do Movimento, Corpo e Subjetivação; Preparador Corporal para Atores; Sistema Laban/Barten
Fundação Nacional de Artes – FUNARTE (Coordenação de Dança) danca@funarte.gov.br http://www.funarte.gov.br/danca/ Facebook: Codança Funarte A Fundação Nacional de Artes — Funarte é o órgão responsável, no âmbito do Governo Federal, pelo desenvolvimento de políticas públicas de fomento às artes visuais, à música, ao teatro, à dança e ao circo. Os principais objetivos da instituição, vinculada ao Ministério da Cultura, são o incentivo à produção e à capacitação de artistas, o desenvolvimento da pesquisa, a preservação da memória e a formação de público para as artes no Brasil. Para cumprir essa missão, a Funarte concede bolsas e prêmios, mantém programas de circulação de artistas e bens culturais, promove oficinas, publica livros, recupera e disponibiliza acervos, provê consultoria técnica e apoia eventos culturais em todos os est
Gisele Alvim Espaço de Dança giselealvim@gmail.com www.giselealvim.com.br Gisele Alvim Espaço de Dança – facebook página Missão: Gisele Alvim Espaço de Dança tem a missão de ser um centro de formação em dança e cultura de referência em que a educação, o equilíbrio entre a técnica artística e a saúde é a nossa ênfase, dando base a um desenvolvimento artístico de excelência. Visão: Gisele Alvim Espaço de Dança pretende ser um pólo de formação e estudo de dança e artes, servindo de inspiração e referência para o segmento da dança no Brasil.
Ica Cultural – Instituto Cultural Dos Andrades viviane.andrad@gmail.com https://m.facebook.com/pages/ICA-Cultural/568284533196286?fref=nf
Igreja de Nova Vida – Ministério É de Deus contato@invededeus.com.br www.invededeus.com.br https://www.facebook.com/invededeus O Projeto Chegar Antes é um projeto social idealizado pela Igreja de Nova Vida – Ministério É de Deus, atuante desde o ano de 2008. Nele, são oferecidas aulas de Ballet Clássico e Jiu Jitsu para crianças e adolescentes residentes no bairro de Cascadura e bairros vizinhos. A ideia do Projeto é fomentar a arte entre crianças e adolescentes antes que situações como drogas e criminalidade sejam oferecidas aos mesmos.
In cena cia de dança incenaciadedanca@yahoo.com.br Incenacompanhia de dança Formação de bailarinos e professores…
Instituto Brasileiro do Tango contato@viralapa.com.br É uma instituição sem fins lucrativos, que tem por objetivo, a preservação, _x000D_ o desenvolvimento e a difusão do Tango em sua dança, música, letras e outras expressões como forma de interação social, artística e cultural._x000D_
Instituto de Cultura e Cidadania Primeiro Passo valcilima@ig.com.br O PROJETO PRIMEIRO PASSO, que atende atualmente 120 crianças e adolescentes residentes na área que compreende os bairros de Madureira, Campinho, Bento Ribeiro e Oswaldo Cruz, tem uma história que pode ser remontada há 14 anos, porém somente em junho de 2011 o referido Projeto começa a existir formalmente, através da criação do Instituto de Cultura e Cidadania Primeiro Passo. O Projeto consiste em Oficinas de Dança do Samba e Percussão, através da utilização de materiais reciclados, voltadas para moldar o talento dos jovens participantes, sempre com foco na cultura popular, e para o desenvolvimento de seu senso de cidadania e responsabilidade sócio-ambiental.
Jaguadarte-Núcleo de Técnicas Corporais espacojaguadarte@gmail.com www.espacojaguadarte.wordpress.com facebook Jaguadarte-núcleo de técnicas corporais O Jaguadarte é uma sala preparada para trabalhos de corpo. Fundado por Claudia Damasio em 1992 e desde 2000 dirigido por Lis Resende e agora também por Helena Varvaki. Tem todo um trabalho voltado para a dança contemporânea para crianças a partir de 4 anos no Núcleo de Dança das Crianças e Adolescentes do Jaguadarte, com as professoras Lis Resende e Lucia Pendilhe, com propostas de pesquisas e criação da dança dentro da consciência corporal, coordenação motora e técnicas de dança.
Jaime Arôxa Ipanema info@jaimearoxaipanema.com.br Www.jaimearoxaipanema.com.br Ensinar a dança de salão.
Jazz Carlota Portella jardimbotanico@carlotaportella.com.br www.carlotaportella.com.br www.facebook.com/jazzcarlota.portella O Jazz Carlota Portella é uma academia de dança com sede no Jardim Botânico e Barra da Tijuca. Com o intuito de oferecer aulas nos mais diversos estilos de dança como: Jazz, contemporâneo, Ballet clássico, Street, sapateado, jazz on Broadway, zumba e Ballet Fitness.
Jerimum Ideias Editoração LTDA – ME nayselop@gmail.com www.idanca.net https://www.facebook.com/idanca.net?fref=ts A empresa Jerimum Ideias e Editoração foi criada em 2004 e desde então gere o projeto www.idanca.net, que nasceu em 2003 com o objetivo de democratizar a informação sobre dança contemporânea. Num país com as dimensões do Brasil, os custos de uma publicação em papel que pretenda chegar aos muitos cantos do país são imensos e praticamente impossíveis. Uma revista eletrônica é, portanto, a mídia ideal para juntar pessoas e espetáculos, textos e leitores. Principalmente dando voz a outros lugares do Brasil além do eixo Rio-São Paulo. Nos últimos anos, o portal ampliou seu alcance e é hoje a principal referência para a comunidade da dança contemporânea brasileira.
KC Produções E Eventos cristiane@kcproducoes.com.br www.kcproducoes.com.br https://www.facebook.com/KCProducoesEventos A KC Produções e Eventos Produziu o 1º programa de aperfeiçoamento profissional em Dança do Ventre e Folclore Árabe do Brasil. Promove há 9 anos espetáculos próprios de dança além de produção executiva em espetáculos de outras Cias e empresas. Produziu o Rio Orient Festival e Bahia Orient Festival. Agenciadora de intercâmbio Cultural na área de dança, Brasil/Egito em 2015 e de 2007 a 2013 Líbano, Emirados Árabes, Tunísia e Senegal. Congratulada em 11/2011 em Buenos Aires no Festival do Coreógrafo e bailarino Oscar Flores. Em 2013 recebeu o Certificado de Finalista no Prêmio Wep´s Brasil da Itaipu Binacional e ONU Mulher (única empresa do segmento a ter este certificado). Outros
Liber’Arte Casa de Danças liberartecd@outlook.com https://www.facebook.com/liberartecasadedancas http://guiaforte.com.br/cabofrio/2157-liber-arte-casa-de-dancas Fundada em 2014, afirma a cada dia sua filosofia de que através da arte da Dança, da arte de se movimentar, o ser humano se desenvolve fisicamente e intelectualmente para as diversidades da vida. Nosso intuito é proporcionar o encontro de amantes da dança, dos que a buscam como lazer ou por saúde.
Madureira toca Canta e Dança madureiratocantadanca@infolink.com.br Madureira Toca Canta e Dança Manutenção da cultura advinda do universo do sambista ,através de nossas oficinas sobretudo de Porta Bandeira e Mestres Sala fornecemos mão de obra artística para todas as agremiações de samba do Rio de Janeiro e regiões metropolitanas. Metas: formar adolescentes objetivando o ensinamento na prática agradável da dança raízes da nossa cultura, que, é o conhecimento do rodopiar do par que empunha o pavilhão de uma escola de samba e que representa sem dúvida o maior espetáculo do mundo.
Nogueira e Barbosa Promoções e Eventos LTDA-ME nogueira_barbosa@hotmail.com Nossa proposta é levar lazer, cultura, conteúdo e conscientização para o público, de maneiras inovadoras utilizamos critérios técnicos, conteúdos emocionais e ações baseadas na sustentabilidade.
Núcleo Artistico e Cultural Amantes da Arte professorclaudioalmeida@yahoo.com.br https://www.facebook.com/claudio.almeida.359 A proposta da Instituição é educar, ensinar e instruir; além de prestar serviços voltados para a área da cultura e da arte de um modo geral; com a finalidade da inclusão social . Pois trabalhamos com diversos tipos de dança e desenvolvemos em nossa escola trabalhos voltados para a comunidade local e bairros adjacentes. Serviços oferecidos: aulas de danças, espetáculos teatrais, exposições audiovisual (imagens) rio antigo, arquitetura, TV, teatro , cinema e música. Cujo objetivo é valorizar grandes artistas e obras do passado. Biblioteca popular : projeto cantinho literário, onde o propósito é incentivar o cidadão a ter o bom hábito da leitura.
Núcleo de Arte Nise da Silveira nucleartnise@rioeduca.net Facebook- Núcleo de Arte Nise da Silveira Unidade de Extensão Educacional com o objetivo de ampliar o tempo de permanência do aluno na escola pública municipal, visando a escola integral, oferecendo atividades artísticas, entre elas temos a dança.
Núcleo de Dança Allan Lobato nucleoallanlobato@yahoo.com.br www.nucleoallanlobato.k6.com.br Face: https://www.facebook.com/allan.lobato.5 https://www.facebook.com/nucleo.allanlobato O Núcleo de Dança Allan Lobato foi fundado com o propósito de levar a arte e cultura da dança para as comunidades e turistas da Região dos Lagos, onde através da dança ajudamos na formação do caráter, respeito, elevar a auto-estima, fazermos a integração, confraternização dos alunos para mantermos um vinculo social e assim, criando um forte laço de amizade. Sem falar nos benefícios que a dança proporciona a nossa saúde, bem-estar, anti-estresse, depressão e tirar as pessoas que se sentem solitárias. Então que dança cresce cada vez mais e através dela possamos expressar mais nossos sentimentos de alegria, amizade, solidariedade e amor ao próximo!
Ponto de Cultura ECOAR producao@coletivoecoar.org http://mapadadanca.coletivoecoar.org/;ps:www.facebook.com/PontoDeCulturaEcoar?fref=ts;https://vimeo.com/113370576;https://vimeo.com/121727676; www.coletivoecoar.org ECOAR EDUCANDO COM ARTE é uma entidade formada por produtores culturais, educadores e profissionais das áreas de Arte e Cultura. Em dezembro 2013, a Ecoar passou a integrar a rede Carioca Pontos de Cultura..Práticas corporais focadas na população.Elaboração em 2013, do Mapa da Dança que se trata de uma plataforma de mapeamento relacionados à cadeia produtiva da dança na cidade do RJ.(www.mapadadancacoletivoecoar.
Ponto de cultura Urbana e afins ongandr@gmail.com https://www.facebook.com/culturaurbanaeafins/ Ponto de cultura Urbana e Afins proporciona para crianças, jovens e adultos oficinas de danças de rua , teatro, etc. proporcionando através de parcerias bolsas de estudos em Escolas de Dança visando proporcionar o jovem alem do lazer o aperfeiçoamento profissional necessários e os consolidando em uma carreira , onde mais tarde muitos dos mesmos tem a possibilidade de virarem professores , bailarinos e coreógrafos e com isso fazerem parte de campanhas publicitárias, tv, aulas e oficinas em escolas de dança e projetos sociais, etc. tendo um impacto muito positivo em toda comunidade Coordenador Geral Marcelo Estrella Estado: RJ Cidade: Rio de Janeiro Endereço: Rua Nabor do Rego Número: 159 – R
Projeto Cultura e arte para todos culturaearteparatodos@gmail.com www.culturaearteparatodos.com.br / facebook.com/culturaearteparatodos Este projeto tem por objetivo levar arte, cultura e educação a todos a preços acessíveis.Somos um projeto sem fins lucrativos. Contamos com o apoio de pessoas e entidades.
Rio Roma Dance Ltda contato@rioromadance.com www.rioromadance.com-/facebook rioromad Somos um centro de dança Ítalo Brasileiro, onde trabalhamos com diferentes estilos de danças em todas as faixas etárias. Nosso objetivo é fazer com que todos em qualquer idade possa usufruir dos inúmeros benefícios da dança.
Ritmo e Arte Escola de Dança ritmoearte.danca@gmail.com www.facebook.com/ritmoearte.danca A Ritmo e Arte é uma escola que está destinada ao ensino de danças étnicas como: dança do vente, cigana, flamenco e tribal; dança de salão, forró, zouk, samba e zumba, priorizando não somente a qualidade do ensino, mas também o bem estar de seus alunos. É uma escola voltada especialmente para mulheres de todas as idades (incluindo crianças a partir dos 8 anos), objetivando lazer, saúde e/ou formação profissional, sem excluir homens em diversas faixas etárias.
SHEMA – Instituto Anna Cohen focoescola@hotmail.com www.focoescola.wix.com/foco Ariel começou a trabalhar como voluntário na Cinelândia com crianças de rua, ali descobriu que elas pertenciam a uma invasão – a favela do Barbante, visinha ao seu bairro. Ele decide abriri uma escola de artes na invasão. Essa escola hoje, com suas ações na área das artes, completa 20 anos de existência, e as crianças que dançaram ali, não dançaram na vida.
Solar Meninos de Luz solar@meninosdeluz.org.br WWW.MENINOSDELUZ.ORG.BR @MENINOSDELUZ WWW.FACEBOOK.COM/MENINOSDELUZ WWW.YOUTUBE.COM/USER/SOLARMENINOSDELUZ  Associação civil, filantrópica, reconhecida de utilidade pública federal e municipal.  Atua nas comunidades do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo entre as famílias com maior nível de desestruturação.  Fundada em 18 de agosto de 1991 pelo Lar Paulo de Tarso – Instituição Espírita de Estudos e Assistência social, que já mantinha extensa obra social desde dezembro de 1983, junto às famílias da localidade;  Promove educação integral, cultura, esportes, profissionalização, cuidados básicos de saúde e assistência social.  Seu foco de atuação é a criança e o adolescente, envolvendo no processo a família e a comunidade. Oficinas de Dança: Hip Hop, Balé, Sapateado, Dança de Salão e Jazz
Studio Betina Guelmann betina@studiobetinaguelmann.com.br www.studiobetinaguelmann.com.br / facebook-studiobetinaguelmann Um espaço para descobrir, olhar, aprender e criar a dança. O studio tem como filosofia proporcionar a seus alunos a vivência da dança nas suas mais variadas formas num ambiente alegre, dinâmico, disciplinar e familiar. Em todos os nossos eventos incluimos os alunos de forma participante e colaborativa nos projetos. Nossa grade de aulas é composta por aulas de :bale classico, jazz, contemporary jazz, sapateado, contemporaneo , srteet e alongamento . Faixa etaria : criancas , adolescentes e adultos. Realizamos uma mostra no teatro no encerramento do 1 semestre e outra no final de ano, alem de eventos internos e participacóes em festivais no e no exterior.
Studio Casa de Pedra weitzmandanca@gmail.com facebook: studio casa de pedra Studio Casa de Pedra – Centro de Educação e Arte do Movimento tem como objetivo principal desenvolver um trabalho voltado para o conhecimento do corpo, com uma proposta pedagógica que visa a expansão das possibilidades expressivas de cada indivíduo. Aqui o aluno é incentivado a aprender sobre e a partir de seu próprio instrumento de trabalho: o corpo. As diferentes técnicas corporais oferecidas no Studio Casa de Pedra visam tanto o aspecto criativo quanto a conscientização do movimento. À visão do corpo que ocupa volume no espaço alia-se uma cuidadosa percepção dos processos de transformação pelos quais este passa, tornando-se consciente de si mesmo.
Teatro Itinerante (Asfalto Ponto De Partida) teatroitinerante.rua@gmail.com https://www.facebook.com/MARCONDESTEATRO Marcondes Mesqueu www.teatroparceria.blogspot.com Apresentar espetáculos, performances e promover oficinas para todos os públicos. Desenvolver experiência de corpo com os excluídos/esquecidos (moradores de comunidade, periferia, pacientes de saúde mental, jovens infratores, comunidade carcerária,…). Atuamos com a ótica no trabalho social e, consequentemente na promoção do novo homem.
Universidade Federal do Rio de Janeiro bach-d@eefd.ufrj.br http://www.eefd.ufrj.br/bacharelado-em-danca O cursos de Dança da UFRJ (Bacharelado, Licenciatura e Teoria da Dança) são oferecidos pelo Departamento de Arte Corporal da EEFD. Funcionam em período noturno, estruturados em disciplinas e organizado por créditos. A periodicidade letiva é semestral e duração média de 04 anos. Tem carga horária de 3355 horas, integralizando 137 créditos. Formam bacharéis em interpretação e coreografia, licenciados, e bacharéis em teoria. Funcionam com um currículo integrado através de um núcleo comum. São estruturados a partir dos princípios da dança contemporânea, integrando diferentes áreas do saber como filosofia, estética, história, cinema, técnica, corporeidade, cultura popular, teatro, música e etc.

Comments are closed.

  • Subscrever newsletter